| 03 de setembro de 2010 | Atualizada às 01h14m |
|
Paisagismo leva natureza para apartamentos
Publicada: 21/11/2008
Foto: Divulgação
Um pequeno jardim, criado em um cantiho escolhido com cuidado, pode fazer a grande diferença na decoração do apartamento, e até mesmo servir de terapia para quem cuida dele. Antes de tudo, é fundamental planejar e, no planejamento, o item básico é verificar a estrutura do imóvel, para saber até que ponto será suportado o peso dos vasos pretendidos. O mais correto é entrar em contato com a construtora e informar-se sobre qual o volume do peso que pode ser acrescentado à estrutura.
Entre os cuidados exigidos pela jardinagem em interiores, um deles é não plantar diretamente sobre a laje, o que, não raro, provoca infiltrações. Plantas resistentes são a escolha ideal, porque não têm problemas importantes de adaptação. Prímula, antúrios, begônias, violetas, filodendros, entre outras, são espécies que não exigem exposição direta ao sol, enquanto a calêndula, os gerânios e as azaléias estão entre aquelas que devem ser colocadas em um lugar onde há iluminação natural constante e direta, como os terraços.
Ao preparar o vaso para plantio, coloque no fundo uma camada de argila expandida, de brita ou cacos de cerâmica, para facilitar a drenagem. Depois coloque uma camada de substrato (terra preta), e a seguir a planta, cuidando para que as raízes não sejam danificadas. Complete o preenchimento com terra, assentando-a suavemente com a palma da mão, deixando espaço para acrescentar o pedrisco (fundamental para a prevenção ao mosquito da dengue).
O vento é o maior desafio para a manutenção de um jardim criado no terraço do apartamento. Um bom auxílio para reduzir o impacto sobre as plantas mais frágeis é criar uma “barreira”, utilizando bambus, trepadeiras, coníferas e outras espécies destes gêneros. Os galhos longos da “barreira” devem ser protegidos, apoiados em treliças, para que o vento não os quebre.
Cultivadas em terraços, as plantas perdem importante teor de umidade. Para manter os substratos úmidos são necessárias regas diárias. Especialistas alertam que, quanto menor os vasos, mais difícil de cuidar (especialmente na questão da rega) e maiores chances de perder a planta.
A torta de mamona: é um excelente adubo, mas pode ser tóxico para seres vivos. Em apartamentos onde há crianças e animais domésticos, é recomendado substituir este tipo de adubo por torta de algodão, que não é tóxica.
A água de lavagem da caixa de leite é rica em cálcio e ótimo adubo. A água da lavagem do saco de carne tem ferro e sais minerais. Cascas de ovos trituradas no liquidificador afiam as lâminas do eletrodoméstico e são cálcio puro para adubar as plantas.
Conheça as espécies ideais
Grande parte da popula ção vive em apartamentos, mas isso não significa que seja impossível para estas pessoas terem em suas residências um canto agradável para relaxar em meio a plantas e flores.
Para produzir e manter uma varanda com plantas, os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert, da Maier & Ale Paisagismo, ressaltam a importância da escolha das espécies. “Em primeiro lugar, deve-se levar em conta as que tenham folhas mais grossas e resistentes ao vento, pois, devido à altura, plantas colocadas em varandas são mais suscetíveis à forte ação do vento”, explicam.
Segundo eles, existem algumas espécies que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.
Também é necessário prestar atenção na insolação do local. Cada planta exige uma incidência específica - umas se adaptam melhor a locais de meia sombra, outras exigem sombra completa e há ainda aquelas que se desenvolvem melhor em locais com bastante sol.
O tamanho dos vasos é outro fator a ser considerado. Para não prejudicar o desenvolvimento da planta, os vasos precisam ter capacidade para suportar o desenvolvimento das raízes. Os paisagistas aconselham fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.
Por cima da terra, Maier e Alexandre recomendam colocar pedras brancas, palha, casca de árvore e cinza para irrigação.
Para garantir que as plantas cresçam saudáveis e tenham longevidade, os paisagistas dizem que não se pode esquecer as regas, a adubagem e o combate às pragas.
“Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco, namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais bem desfrutada pelos moradores e suas visitas”, acrescentam.
Nenhum comentário encontrado.
Seja o primeiro(a) a comentar. Clique aqui para comentar
Comentários do Conteúdo
Mais Notícias
27/08/2010 Cosil comemora 45 anos de história
27/08/2010 Deixe sua varanda belíssima
27/08/2010 COLUNA: CRECI/SE
27/08/2010 Ademi/SE e Adema realizam Workshop
27/08/2010 Semana do Corretor termina hoje no Sebrae
20/08/2010 Papéis de parede dão mais estilo ao ambiente
20/08/2010 Transforme sua casa em um enorme álbum de fotografias
20/08/2010 Flores dão mais vida e cor à toda decoração
20/08/2010 Equipamento da Otis é ecologicamente correto
20/08/2010 COLUNA: CRECI/SE









Versão para Impressão
Corrigir
Comentar

Nenhum comentário encontrado.