24/09/2019 as 15:03

ENCHEFES 2019

Encontros de Chefes promove aulas beneficentes de gastronomia

Alimentos arrecadados nas inscrições serão doados ao Same

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os chefs Suellen Lima e François Ozanne ministram, nos dias 1º e 2 de outubro, aulas show de gastronomia ao público sergipano. As duas oficinas fazem parte da programação da quarta edição do Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs 2019) e contará com o ensino de técnicas para elaboração de pratos culinários. 

Para se inscrever em cada uma das aulas o participante deverá doar três quilos de alimentos que serão direcionados ao Serviço de Atendimento à Mendicância (Same) Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Industrial, zona norte da capital.

A primeira aula, ministrada pela chef Suellen Lima, coordenadora estadual do Enchefs 2019, terá como tema “Como receber seus amigos com praticidade” e será focada no preparo de receitas práticas. “Será um bate-papo em que vamos mostrar como receber convidados em casa, de maneira leve e aconchegante. A aula prática, que será direcionada a todos os públicos, independentemente de ser ou não da área de gastronomia. Vamos ensinar uma receita de quiche de salmão como entrada, penne com filé ao molho de shiitake como prato principal e, para sobremesa, panna cotta de baunilha com coulis de morango ao vinho”, explica a chefe.

A oficina será na próxima terça-feira (1º), a partir das 18h, no Mostarda Bar Bistrô, localizada na Avenida Antônio Fagundes Santana, nº 228, bairro Treze de Julho. As inscrições poderão ser feitas neste link  e a entrega dos alimentos doados será feita de terça (24) a sábado (28), das 17h às 21h e, no domingo, dia 29,  das 11h30 às 15h.

Já no dia 2, o chef François Ozanne ministrará o curso “Saberes populares e tradições culinárias da comunidade de Laranjeiras, Filhos de Obá”. A oficina apresentará técnicas de elaboração de bolinho de inhame e feijão fradinho recheado com caruru -- iguaria típica das celebrações aos Ibejis (divindades gêmeas cultuadas no candomblé e no sincretismo católico representadas pelos santos Cosme e Damião). “Percorri comunidades quilombolas do estado e pude absorver algumas tradições, principalmente o cuidado que esses povos têm com a história, com a tradição e com a localidade de todos os ingredientes. Além de toda a simbologia que esses alimentos têm para eles, porque todos são feitos com produtos locais e preparamos de forma vegana”, detalhou.

A segunda aula show será realizada no Alma Bistrot, localizado à rua Manoel Andrade, 1999, bairro Coroa do Meio, a partir das 19h. A inscrição pode ser feita neste link.

Mais informações: (79) 98866-1743/99639-1569