15/02/2023 as 09:25

ANIMAL

Exposição ‘Mundo dos Insetos’ acontece no Shopping Jardins

Na exposição, o público tem a oportunidade de conferir cinco caixas entomológicas com diversos insetos, como abelhas, borboletas e besouros, catalogados pelo Departamento de Biologia da UFS

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Exposição ‘Mundo dos Insetos’ acontece no Shopping Jardins

O curioso universo de alguns animais invertebrados é tema de exposição em cartaz no Shopping Jardins até o próximo domingo, 19 de fevereiro. Intitulada ‘Mundo dos Insetos’, a mostra reúne animais coletados pelo Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), materiais de trabalho e informações sobre o projeto S.O.S. Abelhas e disponibiliza produtos feitos por apicultores para aquisição do visitante.

O evento tem acesso gratuito e acontece em frente à Praça de Eventos Ipê, próximo à loja Riachuelo. O espaço está aberto ao público até sábado (18), das 10h às 22h, e no domingo (19), das 14h às 20h.

Na exposição, o público tem a oportunidade de conferir cinco caixas entomológicas com diversos insetos, como abelhas, borboletas e besouros, catalogados pelo Departamento de Biologia da UFS, que completou 50 anos em outubro do ano passado. Através do acervo da instituição é possível obter informações sobre dinâmica populacional, ecologia e biogeografia do grupo.

‘Mundo dos Insetos’ também abraça o projeto S.O.S Abelhas, criado em 2018. A iniciativa é resultado da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, UFS, Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Federação e Associação Sergipana de Apicultores. O objetivo do trabalho é a preservação da espécie Apis Mellífera e a manutenção da flora e fauna locais.

A exposição apresenta caixas iscas, roupas e equipamentos usados no projeto e há um profissional explicando ao visitante como é todo o processo de captura até a extração do mel. Além disso, a Associação Sergipana de Apicultores realiza a venda de mel, própolis e pólen.

S.O.S Abelhas

Durante o ciclo de migração, que ocorre no período de setembro a fevereiro de cada ano, é ocasionado um aumento de enxames em áreas urbanas, residenciais, comerciais e industriais. Para evitar problemas, o projeto distribui caixas iscas durante o ciclo de migração das abelhas, em locais estratégicos e com apoio de empresas e órgãos parceiros, com o objetivo de capturá-las e dar destinação apropriada que garanta a preservação da espécie.

Em Sergipe, 960 enxames de abelhas africanizadas já foram resgatados com o trabalho, resultando em uma redução de 20% no número de ocorrências atendidas pelo CBM/SE envolvendo abelhas.