29/05/2023 as 12:27

FESTEJOS

Nattanzinho é uma das atrações da Salva Junina de Estância

A festa abre oficialmente a temporada de Forró e reacende a chama da nação forrozeira do 'País do Forró'

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nattanzinho é uma das atrações da Salva Junina de Estância
Com a chegada do mês de junho, as cidades nordestinas se preparam para os festejos juninos. E em Estância, a tradição é levada a sério. A Salva, é um dos maiores e mais aguardados eventos do ano, sendo a festa que marca o início da temporada do forró em Sergipe. Conhecida por sua grandiosidade e efervescência cultural.

Salva 2023 já tem suas atrações confirmadas para o dia 31 de maio: Nattanzinho, Calcinha Preta, Forró Maior e Tyta Barão são as bandas anunciadas pelo prefeito de Estância Gilson Andrade, na manhã deste sábado, 1º de abril, durante a apresentação do programa "Em Boa Companhia" (Rio FM 101.5 de Estância).  

No dia 31 de maio, a festa começa com um grande arrastão com os grupos folclóricos. Em Estância, o sagrado e o profano se misturam, trazendo o sincretismo religioso que marca as festas juninas. O hastamento das bandeiras dos Santos juninos e a benção da Fogueira são momentos de grande emoção, que demonstram a devoção e a fé do povo estanciano. 

Em seguida, todos os caminhos levam ao Forródromo Rogério Cardoso, palco dos grandes shows. Entre as atrações, Nattanzinho se destaca como um dos maiores nomes da nova geração do forró, com os hits: "Love Gostosinho" "Morena", "Pelado" entre outros sucessos. A banda Calcinha Preta, que tem uma história icônica, é conhecida por seu repertório romântico e por representar o puro e verdadeiro forró. Já Forró Maior com os seus 35 anos de história, é banda ícone do Forró das Antigas. Tyta Barão, artista estanciano, também se apresentará na Salva Junina, mostrando o compromisso com a valorização dos artistas locais. 

Mas a Salva Junina é apenas o começo. Em Estância, os festejos juninos se estendem por 30 dias ininterruptos, trazendo consigo uma efervescência cultural e pirotecnia que encanta turistas e visitantes. Além dos shows pirotécnicos, a cidade é famosa pela corrida do Barco de Fogo. Artefato que rendeu ao município o título de Capital Brasileira do Barco de Fogo.

 

 

 

Os grupos folclóricos têm presença garantida no São João de Estância. Batucadas, quadrilhas e grupos de reisado, animam a cidade com suas apresentações. E para quem gosta de competições, os concursos para escolha da Rainha do São João, a rua mais enfeitada, o melhor fogo, licor e comida típica são um atrativo a mais para a festa.

 

 

 

O autêntico Forró Pé de Serra é outra tradição que se mantém viva na Estância, com trios de forró animando a multidão que dança agarradinho. O comércio e a rede hoteleira da cidade também são aquecidos durante o período junino, recebendo turistas e visitantes de todo o país e do exterior.

 

 

 

A Salva Junina é o evento mais esperado do ano em Estância e é uma festa singular que todo brasileiro amante do forró deve experimentar pelo menos uma vez na vida. A cidade é conhecida como a cidade que realiza o maior e melhor festejo junino de Sergipe, mantendo vivas as tradições culturais que fazem parte da essência do povo nordestino. A população de Estância está ansiosa para receber a todos e compartilhar a magia e emoção dessa festa única.