
Na próxima quinta-feira, 21 de agosto, a partir das 18h, a Galeria de Arte J. Inácio recebe a exposição “Amanhã ao acordarem, continuem sonhando”, que celebra a obra multifacetada do artista Alfi Gristelli (in memoriam). Com curadoria de Isla Gristelli e Sônia Mellone, a mostra propõe um mergulho sensível no universo criativo de um artista que se recusava a seguir convenções — e que deixou um legado marcado pela liberdade, experimentação e imaginação.
Pintor, escultor, cenógrafo, diretor de arte e criador de figurinos, Alfi Gristelli transitou por diversas linguagens e suportes, do acrílico sobre tela à escultura em madeira, argila, colagens e pontilhismo. Sua obra, no entanto, carrega sempre uma identidade marcante: o impulso constante de explorar novas formas, novas ideias e novas provocações. “Se o artista se convenciona, ele morre”, afirmava Alfi.
Mais do que uma retrospectiva, “Amanhã ao acordarem, continuem sonhando” é uma convocação à permanência do sonho. "A frase-título, dita pelo próprio artista, ecoa como conselho e manifesto: que o ato de sonhar se estenda para além do sono — e se mantenha vivo na criação, no pensamento e na experiência.
"O espaço da Galeria J. Inácio se transforma para acolher a simbólica presença de Alfi Gristelli, criando uma atmosfera em que as obras se movimentam, ocupam e desocupam o espaço. Nada é fixo — como na própria trajetória do artista — permitindo que o público caminhe entre narrativas fluidas e múltiplas camadas de sentido", destacou Isla Gristelli, curadora da exposição e filha de Alfi Gristelli.
A exposição é realizada com apoio do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), e fica aberta à visitação gratuita até 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A Galeria de Arte J. Inácio está localizada no primeiro andar da Biblioteca Pública Epiphanio Dória - Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju.
Foto da galeria: Igor Matias