05/11/2018 as 07:40

Artigos

Que trabalho e paz nos unam em prol de um Brasil melhor



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Comecei a escrever estas linhas antes de se saber quem seria o futuro presidente do Brasil. E o fiz porque o convite que ora exponho independia do resultado. Finda a apuração que sagrou Jair Bolsonaro vitorioso, encerramos a eleição mais radicalmente polarizada desde o processo de redemocratização do país.


Se por um lado, tal fato denota a liberdade de escolha que a democracia viabiliza – e da qual jamais devemos abrir mão –, por outro, a disputa eleitoral foi embasada muito mais em paixões e em fake news do que na análise racional das propostas de governos em jogo. Tal processo gerou, em seu extremo, desunião e desarmonia entre amigos e inclusive no seio de muitas famílias, o que é lamentável.


Chegou o momento de todos serenarmos os ânimos, de descermos dos palanques das redes sociais, de aceitar o resultado das urnas e, a partir dele, tentar reconstruir um país cujo governo sirva à toda sua população. É a hora de enfatizar o interesse coletivo e a grandeza que podemos alcançar sob o norte do trabalho, com esperança e fé no futuro que apenas juntos temos chance de alcançar.


A cidadania não se exerce apenas no período de eleições. Tão importante quanto o ato de votar é o acompanhamento das ações e posturas dos candidatos vitoriosos, nos parlamentos e nos executivos. Assim, tenha você, eleitor, ficado feliz ou triste com o resultado, não se esqueça do seu protagonismo como agente fiscalizador da política e de seus rumos. Opere de modo a conferir se as promessas de campanha estão sendo cumpridas, se mobilize para que a justiça de fato exerça seu papel contra a corrupção e os malfeitos de toda ordem e, principalmente, se disponha a cobrar que todos os representantes da população nas esferas legislativas correspondam à tarefa que lhes foi confiada por intermédio do voto livre e soberano.


Nesse quadro de espíritos exaltados, creio que em ao menos um ponto exista unanimidade – e é com foco nele que sempre alicercei minha atividade parlamentar: a urgência de recuperação da economia, sem a qual a chaga do desemprego tende a perdurar. Um mercado de trabalho amplo e sólido se constitui no melhor instrumento para a justiça e a paz social, na medida em que sustenta os valores oriundos do trabalho honesto.


Nessa perspectiva, tenho esperança de que o futuro presidente Jair Bolsonaro seja capaz de, paulatinamente, reverter a crise econômica que permeia todo o país, nos colocando outra vez na direção do crescimento, com mais oportunidades para o conjunto dos trabalhadores. Como deputado federal, tudo farei para auxiliar esse movimento, que não será fácil nem rápido. E antecipo que serei um interlocutor constante entre o governador reeleito Belivaldo Chagas e o presidente Bolsonaro, de modo a atuar pelos interesses maiores de nosso Sergipe.


Todos nós somos o mesmo: o povo brasileiro. Que possamos voltar a nos ver como irmãos conterrâneos, nos unindo e agindo serenamente em prol do fortalecimento do estado democrático de direito, da paz e do amor capazes de conduzir nossa pátria a um futuro digno de seus filhos e das novas gerações. 

Laércio Oliveira/deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo