17/01/2019 as 07:45

Artigos

O Mercosul sobreviverá

Bolsonaro disse estar confiante na modernização do Mercosul, tanto em seu aperfeiçoamento interno como na expansão de suas relações com o mundo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, declarou ontem estar confiante no que chamou de “modernização” do Mercosul (bloco composto também por Uruguai e Paraguai, já que a Venezuela está temporariamente suspensa). A defesa do Mercosul aconteceu em ato em que esteve presente o presidente da Argentina, Mauricio Macri, o primeiro governante a visitar Bolsonaro após a posse ocorrida no dia 1º deste mês.


O Brasil será um firme aliado na construção de uma região mais integrada, de mais desenvolvimento e de mais oportunidades. Bolsonaro, que em campanha fez sérias críticas ao Mercosul, disse estar confiante na modernização do Mercosul, tanto em seu aperfeiçoamento interno como na expansão de suas relações com o mundo.


Bolsonaro quer os países do Mercosul fazendo negócios juntos ou isoladamente. É uma aposta pessoal e que precisa da aprovação de todos os países do grupo.


No ato ocorrido no Palácio do Itamaraty, o presidente brasileiro deixou claro estar seguro de que Brasil e Argentina começaram a escrever um novo capítulo na história das relações entre dos dois países. Destacou a amizade e cooperação renovadas entre os países para benefício dos povos.


Bolsonaro reforçou que o governo brasileiro está decidido a levar adiante reformas econômicas “de envergadura”, que soltem as amarras do crescimento e gerem emprego e renda. Lembrou a todos que o Brasil busca um Estado eficiente e um setor privado pujante. Buscamos ambiente que favoreça o empreendedor e abertura cada vez maior”.


O presidente citou ainda que percebe, na união entre Brasil e Argentina, “firme determinação” no combate ao crime organizado, citado por ele como um mal que angustia famílias que há muito não toleram os níveis de violência a que o país chegou.


Concluindo o pronunciamento, o presidente brasileiro afirmou que a visita de Maurício Macri permitiu aos dois governos tratar do aprofundamento da cooperação entre os países contra o crime. O Brasil será sempre um firme aliado nesta luta. Ainda bem.