17/06/2019 as 07:38

ARTIGOS

EDITORIAL: Negociando a reforma

Jair Bolsonaro acredita que a reforma vai destravar os investimentos no país. Ele lembra que os empresários querem investir, mas precisam de segurança.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governo está disposto a ceder para ver a reforma da Previdência aprovada. É isso o que passa pela cabeça do presidente Jair Bolsonaro e ele expôs em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.


Mas o presidente que está disposto a conversar, negociar com os congressistas, alertou, no entanto, que é preciso trabalhar no limite da economia esperada com as alterações nas regras de aposentadoria.


O relator do projeto na comissão especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou parecer com diversas mudanças em relação à proposta original enviada pela equipe econômica no fim de fevereiro.


O governo tem consciência de que os Poderes são independentes e agora a bola está com o Legislativo. Anteontem, tiraram o BPC [Benefício de Prestação Continuada], aposentadoria rural e estados e municípios da reforma.


Não há consenso sobre estados e municípios, se o governo optar por forçar a barra pode não aprovar nada. É natural ceder, mas no limite curto da economia para sinalizar que estamos fazendo o dever de casa. A bola está mesmo com o parlamento.


A exclusão de servidores públicos de estados e municípios da reforma é justamente a resistência de parte dos governadores que deseja a mudança mas não quer se comprometer politicamente.


O Planalto sente que tem governador que quer aprovar a reforma incluindo estados e municípios, mas sem o voto da sua bancada. Isso tem induzido o governo a cobrar dos chefes do Executivo compromisso com a reforma. A inclusão pode acontecer via emenda, mas com o apoio de bancadas.


Jair Bolsonaro acredita que a reforma vai destravar os investimentos no país. Ele lembra que os empresários querem investir, mas precisam de segurança. Esses investimentos são essenciais para a superação da crise econômica que atinge o Brasil e impossibilita a geração de mais empregos e renda.