17/06/2019 as 07:38

ARTIGOS

EDITORIAL: Negociando a reforma

Jair Bolsonaro acredita que a reforma vai destravar os investimentos no país. Ele lembra que os empresários querem investir, mas precisam de segurança.


O governo está disposto a ceder para ver a reforma da Previdência aprovada. É isso o que passa pela cabeça do presidente Jair Bolsonaro e ele expôs em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.


Mas o presidente que está disposto a conversar, negociar com os congressistas, alertou, no entanto, que é preciso trabalhar no limite da economia esperada com as alterações nas regras de aposentadoria.


O relator do projeto na comissão especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou parecer com diversas mudanças em relação à proposta original enviada pela equipe econômica no fim de fevereiro.


O governo tem consciência de que os Poderes são independentes e agora a bola está com o Legislativo. Anteontem, tiraram o BPC [Benefício de Prestação Continuada], aposentadoria rural e estados e municípios da reforma.


Não há consenso sobre estados e municípios, se o governo optar por forçar a barra pode não aprovar nada. É natural ceder, mas no limite curto da economia para sinalizar que estamos fazendo o dever de casa. A bola está mesmo com o parlamento.


A exclusão de servidores públicos de estados e municípios da reforma é justamente a resistência de parte dos governadores que deseja a mudança mas não quer se comprometer politicamente.


O Planalto sente que tem governador que quer aprovar a reforma incluindo estados e municípios, mas sem o voto da sua bancada. Isso tem induzido o governo a cobrar dos chefes do Executivo compromisso com a reforma. A inclusão pode acontecer via emenda, mas com o apoio de bancadas.


Jair Bolsonaro acredita que a reforma vai destravar os investimentos no país. Ele lembra que os empresários querem investir, mas precisam de segurança. Esses investimentos são essenciais para a superação da crise econômica que atinge o Brasil e impossibilita a geração de mais empregos e renda.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.