01/07/2019 as 07:43

ARTIGOS

EDITORIAL: Confiança em baixa

O brasileiro está menos confiante em relação à expectativa de emprego e endividamento.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Conforme o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o brasileiro está menos confiante em relação à expectativa de emprego e endividamento. O levantamento, que é realizado trimestralmente, mostra que o índice recuou para 47 pontos em junho, número 1,4 ponto abaixo do registrado em abril.


Essa é a segunda queda consecutiva do indicador, que, no entanto, continua acima da média histórica (46,1 pontos). Variando de 0 a 100 pontos, o Inec, quando abaixo de 50 pontos, mostra que consumidores estão sem confiança. “A queda da confiança em junho é resultado, especialmente, da piora da percepção dos brasileiros sobre o emprego e o aumento do endividamento das famílias”, informou, por meio de nota, a CNI.


Segundo o levantamento, o índice de expectativas em relação ao desemprego registrou variação de 54,7 pontos para 56,4 pontos; e o índice de endividamento passou de 49 para 51. Nesses casos, valores acima de 50 pontos indicam que maior é a expectativa de aumento do desemprego nos próximos seis meses e maior o nível de endividamento das famílias.


A Região Nordeste foi a que apresentou o mais baixo índice: 45,3 pontos. No Norte/Centro-Oeste, o índice ficou em 47,7; no Sudeste, em 47; e no Sul, em 49,3. Na faixa de população com idade entre 35 e 44 anos, o Inec caiu 2,7 pontos entre abril e junho, ficando em 45,9.


O índice também recuou em todos os graus de instrução, principalmente entre as pessoas com ensino médio e superior. Se o recorte focar nos que têm ensino superior, o Inec caiu 2,1 pontos, baixando para 47,5. Entre as pessoas com ensino médio, houve retração de 1,9 pontos, ficando em 47.


Feita em parceria com o Ibope, esta edição do Inec ouviu, entre os dias 20 e 23 de junho, cerca de dois mil pessoas em todo o país. Há um elevado grau de desconfiança na situação brasileira, um país com mais de 13 milhões de desempregados, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).