02/07/2019 as 07:45

ARTIGOS

EDITORIAL: Questão de clima

“A mudança climática avança ainda mais rapidamente do que o previsto por grandes cientistas e supera os esforços para resolvê-la".

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reafirmou que o mundo enfrenta “uma grave emergência climática que acontece agora e para todos”. É um alerta sério e deve ser motivo para preocupação de todas as nações e todos os povos. Segundo ele, “a mudança climática avança ainda mais rapidamente do que o previsto por grandes cientistas e supera os esforços para resolvê-la”.


Ontem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, durante a Reunião do Clima, o chefe das Nações Unidas destacou que a cada semana ocorre uma nova devastação relacionada ao clima, mencionando inundações, secas, ondas de calor, incêndios e grandes tempestades. Todo o mundo tem conhecimento disso e pouco é feito para evitar o caos que se anuncia para breve diariamente.


O movimento para melhorar a ação climática em nível mundial ainda não é suficiente. E disse Guterres esperar que essa situação venha a melhorar após a Cúpula de Ação Climática, marcada para setembro, em Nova York. Os líderes mundiais precisam assumir a defesa do planeta Terra.


Segundo o chefe da ONU, “soluções existem. A primeira é que sejam transferidos os impostos para o carbono, para que tributem a poluição e não as pessoas”. Ele defende como segunda medida muito importante o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis. Para ele, o dinheiro dos contribuintes não deve ser usado para aumentar os furacões, espalhar as secas e as ondas de calor e derreter os glaciares.


Como última ação, Guterres defende o fim da construção de novas centrais de carvão até 2020. Ele propõe que haja lugar para “uma economia verde, não uma economia cinza”. Ele quer ainda que a nova infraestrutura seja inteligente e favorável ao clima. O secretário-geral disse que é preciso fornecer energia sustentável, limpa e acessível aos mais de 800 milhões de pessoas no mundo que ainda vivem sem acesso à eletricidade. Energia solar é uma das áreas que deve receber investimento.


É necessária uma mudança rápida e profunda na forma como se fazem negócios, como é gerada energia, e como são construídas cidades e alimentado o mundo. Para o chefe da ONU, na última década foram reveladas as ferramentas para isso. É preciso agir.