15/07/2020 as 09:14

EDUCAÇÃO

Pedagogia x Concurso Público: além da sala de aula

Para muitos, a graduação em Pedagogia está associada a sala de aula e ambientes escolares, além de ser uma das opções mais baratas tratando-se de valor de mensalidades

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O curso de graduação em Pedagogia é o terceiro com maior número de matrículas no Brasil, ficando atrás apenas dos cursos de Direito e Administração, segundo dados de pesquisas. Para muitos, a graduação em Pedagogia está associada a sala de aula e ambientes escolares, além de ser uma das opções mais baratas tratando-se de valor de mensalidades. Já para outros, é a opção de muitas vagas em concurso público. No entanto, até para quem procura a estabilidade profissional de um concurso público, condiciona essa profissão às escolas, quando existem outras inúmeras opções de vagas o que possibilita-os fazer a escolha que mais se identificam.

O pedagogo, é antes de tudo um técnico em assuntos educacionais, que dispões de conhecimentos administrativos pedagógicos, o que proporciona uma base de conhecimentos abrangente. Assim muitas organizações abrem espaços para esses profissionais, algumas delas são: INSS; Forças Armadas; Tribunais; ANVISA; Ministério Público; ANAC, Institutos Federais, e outros. Além disso, ainda podem atuar como profissional de políticas públicas, e consultor legislativo.

Assim como outros grandes profissionais, o profissional de pedagogia é capaz de transformar a forma de pensamento das pessoas, despertando os talentos, criando questionamentos e procurando sempre acompanhar necessidades e demandas contemporânea. As ações que promovem podem possibilitar aprendizados duradouros de educação, seja nas escolas, nas organizações ou em projetos, tendo em vista, o desenvolvimento de formadores de opiniões e assim, estimulam a ampliação de conhecimento para uma sociedade consciente de seu protagonismo.

Essa profissão também abre um leque de possibilidade de atuações em hospitais, empresas, presídios, ONGs, mídias educativas, políticas educacionais, instituições de ensino superior, docência, consultor educacional, elaboração de projetos, entre outros.

Em 2020, a Marinha do Brasil, estará abrindo vagas para vários profissionais com ensino superior, e dentre elas estão disponíveis vagas para pedagogo, ou seja, também existe a possibilidade de atuação como um oficial da Marinha. Ser concursado, é de fato um sonho para muitos brasileiros, contudo, para alcançar essas vagas é necessário, organização de tempo para dedicação aos estudos, atualização quanto a legislação, sacrificar algumas atividades, ter paciência, foco no alcance da meta e se possível matricule-se em cursos preparatórios para cursinhos ou faça contratação de profissionais que te ajudem a desenvolver metodologias e cronogramas de estudos com foco em sua área, para um melhor aprendizado.

Com certeza existirão, outras áreas de atuação, ligadas diretamente e indiretamente, as opções supracitadas. Mas é necessário ressaltar quão rica é essa profissão que precisa e deve ser mais valorizada. Assim, podemos concluir mesmo sendo uma profissão que teve início em 1939, quando o governo federal promulgou o decreto-lei n. 1.190/39, criando o curso de Pedagogia ao organizar a Faculdade Nacional de Filosofia – FNFi, continua com grande procura de matrículas para o curso de graduação, e de atuação em todas as gerações, por se tratar de uma profissão que sempre será importante para sociedade, com o papel fundamental de desenvolver valores humanos, bem estar social, e educação.

Dayse Xavier de Santana
Pedagoga Especialista
Consultora Educacional