14/05/2018 as 11:29

Habitação

MTST manifesta e reivindica direito à moradia

O ato conta com o apoio do pré-candidato à Presidência da República pelo Psol, Guilherme Boulos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

MTST manifesta e reivindica direito à moradiaFoto: André Moreira

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou na manhã desta segunda-feira (14) um ato reivindicando soluções dos poderes públicos Municipal e Estadual quanto ao direito à moradia digna. O ato teve início nas proximidades do Terminal D.I.A. e seguiu para a sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Em manifesto a pé, sob o intenso calor do sol e a energética movimentação do trânsito, representantes do MSTS seguiram do Terminal D.I.A. para a sede da administração municipal, onde prefeito Edvaldo Nogueira os aguarda para uma reunião, visando discutir o assunto e apresentar propostas. O encontro também contará com a presença do candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Guilherme Boulos.

“Estamos lutando para conseguir do poder público o nosso direito à moradia digna. O povo hoje está organizado, viemos pacificamente, porque imprudentemente teve um guarda que deu um tiro contra as nossas famílias. Precisamos que os órgãos públicos deem uma decisão para gente, porque nosso ato não vai parar por aqui. Nós estamos atrás dos nossos direitos e sempre vamos estar”, frisou o coordenador estadual do MSTS, Diego Teles dos Santos.

Na reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, além de representantes do MSTS, se fará presente o candidato à Presidência da República pelo Psol, Guilherme Boulos, que cumpre agenda política no Estado de Sergipe. Em entrevista ao Jornal da Fan, na manhã desta segunda, Guilherme disse ser necessário a atuação dos poderes públicos para garantir o acesso à moradia digna dessas famílias. “É importantíssima a presença do Boulos. É uma luta digna que ele desenvolve. Hoje está aqui para mostrar que o MSTS é um movimento organizado, de força estadual e nacional”, completou o coordenador estadual do MSTS.

O caso

Na última sexta-feira (11) a PMA, após liminar judicial, conseguiu reestabelecer a posse do terreno situado no bairro Coroa do Meio, que estava ocupado por famílias do MSTS desde a sexta-feira (4). No meio da evacuação das famílias, há a suspeita de um guarda municipal ter atirado contra uma mulher. A vítima, que foi atingida no peito pelo disparo de arma de fogo, passa bem e se recupera do ferimento. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (PC).

Após a retirada das famílias do terreno, a PMA as dirigiu à um galpão situado na Rua Acre, no bairro Siqueira Campos, na zona Oeste de Aracaju. Desde então, a administração municipal está fazendo a distribuição de alimentos para os ocupantes. “É uma situação precária. É um espaço grande, mas faz calor e não é o que desejamos. Nós queremos o acesso à moradia digna. Nós não vamos parar. A luta continua”, destacou a representante do MSTS, Paula Eduarda.