18/07/2018 as 16:15

Cidades

Obras de reforma da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi são iniciadas

A previsão é de que as obras sejam concluídas no mês de novembro deste ano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Obras de reforma da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi são iniciadasFoto: Victor Ribeiro/ASN

Anunciadas no último mês de maio, as obras de reforma e recuperação da Orla Cleomar Brandi, também conhecida como Pôr do Sol, já foram iniciadas desde o início de junho. O espaço, que representa um dos mais importantes cartões postais de Sergipe, e está localizado às margens do rio Vaza Barris, no povoado Mosqueiro, recebe investimentos que totalizam R$ 1.821.392,44.

As intervenções estão sendo realizadas através de recursos do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano, as obras já animam quem vive e comercializa na região.

"A reforma aqui da Orla vai melhorar bastante para nós, que trabalhamos com o turismo. O local já é muito bonito e procurado, e com a revitalização eu acredito que o fluxo de gente só tende a melhorar. Atualmente, recebemos uma média de 100 pessoas por dia", afirmou Roberto de Andrade, proprietário de uma empresa de turismo que faz o transporte de pessoas até alguns pontos turísticos da região.

O comerciante José dos Santos, conhecido na região como Ninho, já trabalha na área há oito anos e vê de forma positiva as obras do governo do Estado. "A área já precisava de uma reforma, estávamos esperando por isso e agora que começou, é só alegria. Fico muito feliz com isso e espero, claro, que o movimento aqui aumente após a inauguração", disse.

DETALHES DA OBRA 

A Orla ganhará iluminação e restauração de pilares, da laje e vigas, melhorando a ida e vinda de turistas e sergipanos que embarcam no local. O projeto prevê a reurbanização, com melhora da iluminação e reforma total do píer existente. Serão realizados serviços essenciais para recuperar o funcionamento e o desempenho turístico do espaço de lazer.

O arquiteto e coordenador Operacional da Prodetur, Rafael Domingues, destacou também outras mudanças que serão realizadas após o fim da obra. "O projeto prevê uma maior organização na chegada e saída de embarcações. Por isso, teremos agora três atracadouros: um para pesca local, um para lanchas de pequeno porte e outro para embarcações maiores, como catamarãs. Também estamos recuperando os muros de contenção e trocando todo o madeiramento do deck", ressaltou. Rafael gerencia a obra junto ao coordenador de Infraestrutura da Prodetur, Felipe de Brito.

Quem frequenta a Orla também terá mais segurança e comodidade. Aqueles que chegarem de ônibus, por exemplo, descerão em pontos sinalizados e com lombada de acessibilidade. Entre outros benefícios da revitalização, estão a instalação de lâmpadas de LED, a reforma do calçadão com 800 metros, instalação de sistema de segurança com câmeras e instalação de três píeres flutuantes.

Realizada pelo Governo do Estado, a obra, depois de pronta, será gerida pelo município de Aracaju, trabalho que já vem sido feito desde a sua inauguração, no ano de 2010. "Desta forma, posteriormente será definido, em reuniões entre a gestão municipal, outros órgãos públicos, como a Capitania dos Portos, e com a população local, como será o novo mecanismo de comercialização, de ambulantes, e de embarque e desembarque de pessoas nos atracadouros", complementou Rafael.

O projeto de manutenção e modernização da Orla Pôr do Sol prevê, ainda, a construção de núcleos de banheiros e chuveiros públicos, para acesso de quem desembarca de passeios pelo rio. Desenhos artísticos serão pintados no piso e em paredes da orla e as atividades do Centro Cultural também serão retomadas.

IMPORTÂNCIA

Essencial para o turismo sergipano, a Orla Cleomar Brandi é rota de turismo, sobretudo para quem visita pontos turísticos como a Crôa do Goré, a Ilha dos Namorados e a Praia do Viral, e passa pela sua primeira reforma estrutural.

Para o turista de Piracicaba (SP), Rodrigo Porta, a revitalização trará ainda mais beleza à região. "É a primeira vez que visito Aracaju e estou encantado com a cidade e com os passeios que fiz hoje. Já dá para ver o quanto o espaço é bonito, mesmo com o cenário de obras, e acredito que ficará ainda mais. Espero voltar em breve para conhecer a orla por completo", destacou.

Proprietário de um estacionamento nas redondezas da Orla, Rubens Paiva também fala sobre a importância da obra para os comerciantes. "O aumento da movimentação turística é bom para todos nós, então avalio de forma muito positiva essa reforma, também porque vai valorizar mais essa região. Para nós que atuamos aqui já há algum tempo, é muito bom ver esses investimentos na área do turismo", ressaltou.