07/08/2018 as 13:14

PM

Justiça define que suspensão de concurso é válida somente para as vagas de soldado

Provas do concurso da PM foram realizadas no dia 1º de julho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Justiça define que suspensão de concurso é válida somente para as vagas de soldadoFoto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (7), o juiz da comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, determinou a suspensão das provas do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) somente para as vagas de soldado. Assim, aa suspensão não vale para a vagas de oficial da PM.

No último dia 2, o juiz concedeu a liminar que suspendia o concurso. A decisão atendeu ao pedido de dois candidatos que participaram da prova objetiva e se sentiram prejudicados pela suspeita de fraude.

Na decisão, o juiz frisou que a integridade do certame foi afetada após a prisão de dois homens que tentaram fraudar o exame e só pode ser restaurada com a realização de uma nova prova com a devida fiscalização. A decisão prevê a suspensão das próximas etapas do concurso e, em caso de descumprimento, a multa é de R$ 100 mil.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) informou que o estado ainda não foi notificado da decisão.

A fraude

Os irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, de 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, foram flagrados tentando fraudar a prova do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

Hygor e Aylton são naturais do Estado de Pernambuco e estavam com telefones celulares escondidos, que eram utilizados durante a realização da prova. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as suspeitas foram levantadas após Hygor ser flagrado, logo ao final da realização da prova, com um aparelho celular escondido dentro de um gesso, que protegia o braço esquerdo de uma suposta fratura.

Ainda de acordo com a SSP, os irmãos recebiam toques pelo modo vibratório indicando a resposta correta no momento da execução da prova. A Polícia Civil encontrou os irmãos no local da prova, em uma Universidade particular. Ambos confessaram que pagariam até R$ 20 mil pela aprovação no concurso. O Cope investiga os outros envolvidos no esquema de fraude.

Tanto Hygor quanto Aylton já respondem a processos pelo mesmo crime no Piauí e uma tentativa no Estado do Ceará, por tentativa de fraude a concursos da PM daqueles estados.