24/08/2018 as 15:00

Educação

Alunos são realocados e estudam em escola com estrutura precária

Estudantes relatam presença de fezes de animais nas salas de aula

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde abril de 2018, quando o prédio do Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral, localizado no bairro Jabutiana, em Aracaju, teve seu prédio desativado pela Defesa Civil para uma reforma, os alunos foram realocados em outras três escolas estaduais, os alunos da manhã foram para a Escola Estadual General Valadão, os que estudam no turno da tarde, para Escola Estadual 15 de Outubro, os alunos da noite estão estudando no Colégio Estadual Presidente Nelson Mandela.

 

Através de uma denúncia feita ao JORNAL DA CIDADE, os alunos que estão realocados na escola General Valadão relataram graves dificuldades enfrentadas por eles em relação a estrutura do prédio. De acordo com a aluna Thayna Souza, a escola não oferece nenhum tipo de acessibilidade, “Temos 2 alunos deficientes, tendo que ser carregados nos braços de forma constrangedora para os alunos. Quem os carrega são os próprios alunos e os funcionários da escola”, relata. Os alunos enviaram algumas fotos mostrando a situação da escola.

 

 

A falta de limpeza do local também é algo que incomoda os alunos, de acordo com a denúncia, as salas onde eles estudam estão sempre sujas, fezes de animais são frequentemente encontradas no ambiente, o pátio do local se encontra em situação semelhante. “Apenas uma mulher trabalha lá para fazer a limpeza da escola, ela não dá conta de limpar tudo”, afirma Thayna. As áreas de lazer estão cheias de entulho e além disso o bebedouro está instalado em um local aberto e sujo.

 

 

Além dessas dificuldades encontradas pelos alunos, eles estão sem merenda há quatro meses. O JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação, que informou que retornaria com uma resposta sobre a situação, até o momento da publicação desta matéria não houve retorno.

SEED

A Secretaria de Estado da Educação informa que os estudantes do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral foram relocados em três unidades, em caráter temporário, inclusive que o projeto básico de reforma se encontra em fase de conclusão. Está em negociação administrativa um novo prédio para relocar os alunos do Joaquim Vieira Sobral para uma única unidade de ensino, até que a reforma seja concluída.

Enquanto não finaliza o processo de licitação, as três escolas – General Valadão, 15 de Outubro e Presidente Nelson Mandela –, estão na lista de unidades com manutenção frequente. Também está sendo providenciada pela Diretoria de Educação de Aracaju o reordenamento de funcionários do setor de limpeza, bem como sendo avaliada a melhor forma de acessibilidade de alunos com deficiência.

Quanto à questão da merenda escolar, o setor competente informa que a distribuição está regular e que uma equipe foi até a escola General Valadão para verificar o que ocorreu e se, necessitar, redistribuir os itens de acordo com a quantidade de alunos.