15/10/2018 as 08:42

Crise econômica

Crise chega aos bares e restaurantes de Aracaju

Falta de segurança é outro fator que também afeta setor, diz SHRBS-SE.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Crise chega aos bares e restaurantes de AracajuFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

Não é novidade para ninguém as consequências da crise econômica em vários setores. Andando pelas ruas de Aracaju, dá para perceber que bares e restaurantes tradicionais da capital encerraram suas atividades, deixando órfãos aqueles que tinham o hábito de frequentar estes locais: Bada Grill, Bar do Galego e tantos outros que não conseguiram superar a maré ruim.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Sergipe (SHRBS-SE), Manoel Lisboa, o setor está enfrentando sérios problemas, sobretudo no Nordeste, por conta da crise. Por conta da atual situação, as pessoas não estão saindo para comer fora e quando fazem isso gastam menos que o normal. A falta de segurança é outro fator que contribui para esse cenário.


“Sem dúvida alguma, o fechamento dessas empresas ocorreu devido à crise que se instalou aqui na cidade e já vem há algum tempo trazendo consequências negativas. Mas isso também é consequência do pouco investimento por parte do poder público para aumentar o fluxo de turistas. Claro que os bares e restaurantes têm como consumidores sua população local, mas há muitos que dependem do fluxo de turistas”, aponta.


Ainda segundo Lisboa, mesmo tendo como consumidores os próprios sergipanos, muitas pessoas que antes costumavam sair muito estão com hábitos modificados. “A falta de dinheiro da população local também mexeu com a renda dos bares e restaurantes. Quem saía para jantar todos os finais de semana reduziu. Quem frequentava bares no final de semana e consumia bebidas e comidas, também diminuiu o consumo. E tudo isso afeta os estabelecimentos”.


Para o presidente do SHRBS-SE, o poder público precisa se engajar no processo de promoção do destino Sergipe. “O que tem sido feito pela nossa cidade é muito pouco. Esperamos que para no próximo ano a gente possa mudar esse cenário e que possam nos ajudar a combater essa crise e gerar emprego”, finalizou Manoel Lisboa.

Grecy Andrade/Equipe JC