23/01/2019 as 08:42

Registros

Aracaju: 789 condutores foram autuados na Lei Seca

Dados são de 2018, quando 189 pessoas foram presas em flagrante

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju: 789 condutores foram autuados na Lei SecaFoto: Jadilson Simões/Arquivo JC

A combinação de álcool e direção ocasiona todos os anos milhares de mortes em todo o país. Em Aracaju, de todos os acidentes registrados pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) no ano passado, 12% deles estavam relacionados ao uso de bebida alcoólica. Em 2018, o índice ficou em 18%. E das 19 mortes, cinco delas tiveram relação com o álcool.


De acordo com o comandante da CPTran, capitão Adelvan Silveira, no ano passado, nas operações Lei Seca, 789 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante e, destas, 189 foram presas em flagrante, sendo conduzidas até a delegacia para o devido procedimento legal. “Em 2017, de todos os acidentes registrados 18% deles foram com registro de embriaguez ao volante. De um ano para outro, percebemos a redução de 6%, isso pode ser observado não só pelo trabalho de fiscalização e campanhas, mas também por causa da consciência do motorista”, disse.


Em relação aos dias da semana, foi constatado que as sextas-feiras são os dias que mais ocorrem acidentes: ao todo foram 148 em 2018; e nas segundas-feiras ocorre menos acidentes: 115 registrados. “A maioria dos acidentes ocorrem às sextas-feiras, no horário entre meia-noite e 6h. E as áreas mais comuns são as avenidas próximas aos bares da praia, como a Melício Machado, por exemplo”, informou.


Capitão Silveira acrescentou ainda que o órgão, juntamente com a Escola de Trânsito do Detran e com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), visitam escolas, universidades e outros espaços levando palestras e discutindo sobre responsabilidade no trânsito, bebida alcoólica, o respeito às leis e diversos outros temas.


“Os acidentes de trânsito têm como principal causa de existir devido ao comportamento do condutor, cabendo ao mesmo cooperar para que os números reduzam, e além deste fator a fiscalização e prevenção de todos os órgãos de trânsito da capital favoreceram a essa redução. Por isso, ao longo de todo o ano passado realizamos palestras educativas com crianças, adolescentes e universitários para levar informações sobre o tema. Ano passado, foram visitadas mais de 200 escolas, além de universidades”, afirmou o capitão.

Por Grecy Andrade/Equipe JC