27/02/2019 as 08:33

Perigo

Fios soltos e embolados causam preocupação na capital sergipana

Problema oferece risco à população

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fios elétricos soltos representam riscos à população. Na capital aracajuana, a grande quantidade de fios expostos chama atenção em alguns pontos da cidade. A avenida Heráclito Rollemberg, por exemplo, uma das principais vias de Aracaju, é lotada deles, muitas vezes caídos ou embolados no chão.


É de deixar qualquer um preocupado, afinal, apenas um contato pode ser extremamente fatal. Como aconteceu com um empresário no município da Barra dos Coqueiros em 2018, morto eletrocutado após receber descarga elétrica de um cabo de alta tensão caído sobre o carro.


No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, os fios soltos identificados pela equipe do JORNAL DA CIDADE na av. Heráclito Rollemberg não são de energia, mas de telefonia ou internet. Segundo André Brito, o assessor da empresa, na maior parte dos casos não se tratam de cabos de energia.


“Cabo de energia solto é um risco muito grande à população, portanto, nós nunca deixamos assim. Esses fios pretos grossos, além de deixar as ruas e a cidade com o visual feio, sempre estão pendentes. Semana passada vi um fio tão baixo, que tive que acionar uma equipe da Energisa, e enquanto não chegavam, fiquei sinalizando para evitar algum acidente. Um motoqueiro quase se machuca. O cabo era de uma empresa de telefone e teve que ser cortado”, conta o assessor.


Ainda conforme Brito, as empresas de telefonia e internet são sempre notificadas pela Energisa, no entanto, ainda deixam a desejar. “Existe o uso mútuo de postes, então a Energisa notifica essas empresas quando há algo errado”, ressalta.


A principal orientação da Energisa para a população é de nunca chegar perto de um fio solto, principalmente quando não souber identificar a originalidade dele. “Até mesmo um fio de telefone pode apresentar riscos quando está ligado com a energia elétrica. Portanto, em qualquer situação, ninguém deve se aproximar”, explica.


Caso alguém encontre um fio solto em Aracaju, a Energisa pode ser acionada por meio da central telefônica pelo número 0800 79 0196, com ligação gratuita, ou enviar imagens pelo aplicativo da empresa, o “Energisa On”. “Quando somos acionados, imediatamente desligamos a rede e enviamos equipes para in loco verificar a situação e resolver”, reforça.

Por Laís de Melo/Equipe JC

Foto: André Moreira/Equipe JC