21/03/2019 as 08:38

CONSTANTEMENTE

Deso danifica pavimentação

Falta de diálogo entre Deso e PMA tem causado prejuízos aos cofres públicos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deso danifica pavimentaçãoFoto: André Moreira/Equipe JC

Uma das principais reclamações dos condutores de veículos da capital aracajuana é em relação às condições da pavimentação. A cidade já chegou a ser intitulada nas redes sociais com a palavra “buracaju” pela grande quantidade de buracos abertos encontrados pelas ruas. Na maioria das vezes, a fenda aparece em locais próximos à bueiros, após terem asfalto aberto para serviços da rede de esgotamento sanitário.


Na esquina da rua Coronel José Figueiredo com Valdemar Silva Carvalho, no bairro Coroa do Meio, uma cratera está aberta exatamente no bueiro. A via é uma das que já receberam asfalto na região. Segundo moradores da localidade, foram iniciados serviços de saneamento básico no local há cerca de três meses, e até o momento o local permanece com um imenso buraco.


“Semana passada um carro ia caindo no buraco. E o risco de algum carro afundar é muito grande. Pois o buraco está cedendo cada vez mais. Se chover muito, um motorista pode acabar não enxergando o buraco, e cair na cratera”, disse o senhor Mauro dos Santos.


Esta semana, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, demonstrou grande insatisfação com a Deso após perceber que a Companhia de Saneamento abriu buracos numa via recentemente recapeada. O prefeito se pronunciou durante uma solenidade na sede do Centro Administrativo, inclusive exibindo fotos para demonstrar o ocorrido.


“Se a Deso continuar fazendo isso, eu não renovarei a concessão da Deso em Aracaju. Vou brigar com a Deso. Como prefeito de Aracaju, não aceito isso”, afirmou. O prefeito disse ainda que está orientando a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a entrar com ação judicial contra a Deso por essa situação.


O fato ocorreu na rua Doutor Silva Cabral de Santana, na zona de Expansão de Aracaju, bairro Aruana. Toda a região passou por uma restruturação da pavimentação recentemente. O trabalho vem sendo realizado pela atual gestão municipal, inclusive utilizando recursos próprios. No entanto, essa mesma via está agora cheia de remendos no asfalto.


De acordo com a Emurb, a situação está sendo analisada junto com a Procuradoria Geral do Município (PGM), na busca por uma solução que cause menos impactos nas intervenções das concessionárias.


“Faz parte do trabalho diário da Emurb a recuperação do pavimento da cidade, seja com serviços de pavimentação asfáltica ou tapa-buracos.

Compete ao município executar esses serviços quando há desgaste natural do pavimento ou quando há afundamentos decorrentes de obstrução da rede de drenagem. As concessionárias são responsáveis por recuperar os buracos originados pelas suas intervenções no pavimento da cidade. A Emurb está analisando, junto com a Procuradoria Geral do Município (PGM), a melhor forma para encaminhar uma solução que cause menos impactos nessas intervenções das concessionárias”, informa a secretaria, por meio de nota.


A Deso não se posicionou sobre o assunto até o horário de fechamento desta matéria.