21/03/2019 as 10:04

Saneamento básico

Taxa de esgoto custa 80% da conta de água

Companhia diz que tarifa é cobrada para imóveis com esgotamento sanitário

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Taxa de esgoto custa 80% da conta de águaFoto? Divulgação

Os sergipanos que têm acesso à rede de esgoto em suas residências já devem ter percebido que embutido na conta existe uma taxa referente ao serviço que corresponde a 80% do valor tarifa de água. Essa cobrança é autorizada com base na lei 11.445/07, que trata sobre o Saneamento Básico. Dessa forma, a cobrança de 80% não é uma exclusividade do Estado de Sergipe.


De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o percentual de cobertura de esgoto no Estado é de aproximadamente 60% da região metropolitana de Aracaju e mais 30% em obras para atendimento já em andamento na Zona de Expansão em Aracaju, Bairro Jabotiana e Zona Norte da Cidade, além das obras na sede municipal de São Cristóvão, e nos bairros Parque dos Faróis e Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.


“No interior do Estado, temos redes em operação em Propriá; Brejo Grande; Nossa Senhora das Dores; Simão Dias e Lagarto, e obras em andamento ou previstas para implantação ou ampliação em Itabaiana; Lagarto; Canindé do São Francisco; Gararu; Itabi; Pacatuba; São Francisco; Malhada dos Bois; Japoatã; Ilhas das Flores; Povoado Crasto; Povoado Praia do Saco”, disse a Deso.


Sobre novas implantações da rede de esgoto, a estatal ressalta que a implantação será realizada gradativamente, conforme disponibilidade orçamentária e priorização dos maiores aglomerados urbanos ou inseridas em regiões de delicado trato ambiental.


A Companhia destaca ainda que a tarifa referente ao serviço de esgoto só é paga pelas pessoas que possuem imóveis com acesso à rede pública de esgotamento sanitário. “Isso foi feito com base em um estudo científico de que para cada litro de água disponibilizado na entrada de um imóvel, cerca de 20% não retornam à rede de esgotamento sanitário, pois podem ter outros destinos. Por exemplo, a água utilizada para molhar plantas, a água que segue diretamente para a rede de drenagem e não a de esgotos, etc. Então, segundo esse estudo, na média, 80% da água que entra, volta para a rede de esgoto”.

Por Grecy Andrade/Equipe JC