22/03/2019 as 14:09

SAÚDE

Qualidade da água consumida é inspecionada pela Prefeitura de Aracaju

A ações de vistoria seguem todos os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Qualidade da água consumida é inspecionada pela Prefeitura de AracajuFoto: Ascom/SMS

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua continuamente para garantir a segurança e bem-estar dos aracajuanos quanto ao consumo e qualidade da água. Em comemoração ao 22 de março, Dia Mundial da Água, técnicos da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) foram até a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), acompanhar o tratamento da água no município e inspecionar carros-pipa.

Segundo o gerente da Qualidade da Água da SMS, Geraldo Santana, a Revisa coleta amostras de água diariamente em pontos onde existe concentração de pessoas, como escolas, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos, visando o monitoramento e prevenção reduzindo os riscos de contaminação. “Cuidar da água é cuidar da saúde e, consequentemente, ajudar na manutenção da qualidade de vida da população. Esse é o intuito da vigilância”, argumentou.

A ações de vistoria seguem todos os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde, onde são analisadas questões como a quantidade de cloro adequada para a água de consumo humano e se o PH está apropriado, por exemplo. “Coletamos algumas amostras no local inspecionado e lá mesmo realizamos alguns testes. Um deles serve para evidenciar a presença ou não de cloro, já que o cloro é volátil e não pode esperar chegar até o laboratório, daí a necessidade de fazermos a medição em campo”, afirmou o fiscal da SMS, Edvaldo de Andrade.

O coordenador de operação e produção da Deso, Manoel Machado, destacou uma lista com uma série de itens essenciais para a qualidade da água fornecida. “Neste relatório detalhamos os itens, desde a captação até a liberação da água, e enviamos aos órgãos fiscalizadores. Quando existe alguma inconformidade, somos informados e procuramos saber as razões para realizamos todas as adequações”, afirmou.

Fonte: PMA