22/03/2019 as 16:06

22 DE MARÇO

Superintendente de Recursos Hídricos alerta sobre desmatamento em Sergipe

Em seu discurso, o superintendente manifestou sua preocupação com os mananciais, afirmando que 60% da área de vegetação ciliar do estado está sendo desmatada.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Superintendente de Recursos Hídricos alerta sobre desmatamento em SergipeFoto: Jadilson Simões

Em entrevista à um programa de rádio sobre a importância do Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22, o superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Rocha, falou do potencial hídrico do estado, além de alertar para graves problemas.

De acordo com Ailton, Sergipe oferece potencial único em nível nacional. “O Rio São Francisco é responsável por 98,99 % do abastecimento do estado. Mesmo com a vazão mínima, a hidrelétrica de Xingó libera 550 metros cúbicos por segundo. Além disso desde a década de 70, Sergipe socializa a água do Velho Chico. Temos mais de quatro mil quilômetros de adutoras, 18 reservatórios de grande porte, sendo 16 deles, usados para o consumo humano, sem falar, nos pequenos mananciais”, destacou.

Em seu discurso, o superintendente manifestou sua preocupação com os mananciais, afirmando que 60% da área de vegetação ciliar do estado está sendo desmatada. “Até mesmo o Velho Chico sofre com o desmatamento. Quase 50% da bacia do Rio São Francisco está desmatada. Isso nos preocupa porque sem cobertura vegetal, em região tropical, os rios deixam de ser permanentes e passam a ser intermitentes”, pontou.