24/05/2019 as 08:39

Descarga elétrica

Especialista alerta para cuidados com rede elétrica

Em caso de acidente, a primeira orientação é ligar para a Energisa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Especialista alerta para cuidados com rede elétrica

O acidente com o trabalhador de uma empresa terceirizada que recebeu uma descarga elétrica na última terça-feira (21), no Centro de Aracaju, enquanto trabalhava serve de alerta para a população a respeito de procedimentos incorretos relacionados à energia elétrica. De acordo com o engenheiro elétrico, Wilton Chaves, gerente de Operação da Energisa, a primeira orientação para a população é: não se aproxime dos cabos e ligue de imediato para o número 0800 079 0196.

“Temos uma equipe preparada, treinada e material apropriado para atender as ocorrências e intervir. Nosso operador consegue, da nossa central, desenergizar a rede e evitar que a situação se agrave”, informa Wilton, acrescentando ainda que de maneira nenhuma a população deve tentar ajudar alguém que esteja levando um choque. A ação necessária é a comunicação à companhia de energia.


“Não se aproxime de cabos nem com um pedaço de madeira ou luva achando que vai conseguir soltar a pessoa que está levando choque, pois corre o risco de a corrente elétrica passar para quem está tentando ajudar, pois a depender da resistividade da madeira, a condução elétrica poderá passar para a outra pessoa, por isso, não se dever arriscar fazer esse contato”.

Os profissionais da Energisa possuem equipamentos de proteção homologados, material adequado, conhecem as normas e fazem treinamento de reciclagem para atender situações como esta. “Todo procedimento de como isolar, bloquear a energia poderá ser conduzido por um profissional especializado. Ele vai conseguir fazer essa intervenção. Além disso, nossos trabalhadores utilizam equipamentos adequados, roupas antichamas, etc.”.

Outro alerta dado pelo engenheiro é que não se deve construir próximo da rede elétrica. Qualquer distância menor que 1,5 m deve ser comunicada à Energisa para que um profissional possa ir ao local para identificar, mitigar o risco e garantir a segurança. Pedreiros também não devem intervir na rede elétrica colocando conduítes achando que vai ter isolamento, porque ele também corre um risco de levar um choque.

“Também merece um alerta os abalroamentos de veículos em postes. Muitas vezes o poste tomba e cai em cima do carro e a orientação é que não se deve descer do carro e quem presenciou o acidente também não deve se aproximar. O lugar mais seguro é dentro do carro desde que não se toque em nada metálico. O primeiro passo então é ligar para a Energisa, informar o local do acidente para que nosso operador possa desligar a rede daquele local. Na dúvida, o melhor a se fazer é nos comunicar”, reforçou Wilton Chaves.