24/05/2019 as 08:51

Educação

Internet mais rápida nas escolas

através do novo método, projetos como "Aula Digital" poderão ser trabalhados com uma melhor performance.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Internet mais rápida nas escolas

Atualmente, a internet é uma das principais ferramentas auxiliadoras no processo de construção do conhecimento. Ela possibilita um conteúdo vasto para pesquisa, sem limites de exploração. Educar com o auxílio dessa ferramenta remove o isolamento da sala de aula e acelera a autonomia da aprendizagem dos alunos em ritmos próprios. Dessa forma, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está com projetos para modernizar a forma de ensino na rede municipal.

Um exemplo do que está sendo feito para promover uma internet mais rápida nas escolas é a implantação de cabeamentos de fibra ótica. Através desse novo método, projetos como o Educação Conectada e o Aula Digital poderão ser trabalhados com uma melhor performance. Todo esse serviço de implantação de cabeamento de fibra ótica é fruto de convênio entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça, que já dispõe de um anel ótico de 62 km.


De acordo com o coordenador de projetos do Departamento de Tecnologia da informação (DTI) da Semed, Alex Moura, a rede de fibra ótica do Tribunal de Justiça está sendo o ponto de partida para levar melhor qualidade de internet para as escolas. “O que a secretaria está fazendo é uma ramificação, está aproveitando a rede do Tribunal de Justiça para ramificar para as escolas. Já existia uma rede de fibra ótica que cortava toda Aracaju e fizemos o convênio com o TJ para ramificar essa rede e interligar as escolas”, pontua.


Essa mudança na rede de internet irá possibilitar um acesso mais veloz, já que antes operava com apenas dez megabytes de velocidade e agora contará com um gigabyte de velocidade para cada escola. Atualmente, 37 unidades de ensino já fazem uso da rede de fibra ótica, mas o objetivo é que todas 75 estejam dentro dessa rede. “Hoje a gente tem um sistema que fica hospedado na Prefeitura Municipal. Como o acesso é feito por esse link (a partir da Prefeitura) e são de dez megabytes, então a internet é mais lenta. Então, um dos principais benefícios é a gente integrar toda a rede da secretaria com a Prefeitura, operando na rede de 1 GB, que é cem vezes mais rápido”, explica Alex.

Em paralelo, existe também um projeto que visa modernizar a infraestrutura interna das escolas, possibilitando o recebimento da rede de fibra ótica. “A gente está fazendo o projeto da fibra, porque tem uma parte que é na rua mesmo, a gente faz poste a poste. Em paralelo, a gente já está com esse projeto de infraestrutura das escolas. Porque quando a gente entra com a fibra na escola, ela já estará pronta para receber. Hoje a gente sabe que está totalmente inserida na educação. Então, como a gente está disponibilizando wi-fi para todos os alunos, professores e o corpo estudantil, isso vai melhorar e muito a qualidade de ensino dos alunos, o acesso de conteúdo educacional”, diz o coordenador.