29/05/2019 as 08:31
Em AracajuO mínimo de contato com um fio solto, pode ser fatal.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Não é difícil perceber a grande quantidade de cabos elétricos dependurados ou soltos pelas ruas de Aracaju. São muitos. Da zona norte à zona sul da cidade, os fios tomam conta das ruas e avenidas, poste a poste. A equipe do JORNAL DA CIDADE flagrou em fevereiro deste ano alguns pontos críticos na Avenida Heráclito Rollemberg e na manhã de ontem, 28, encontrou mais fios soltos no Conjunto Médici, no Bairro Inácio Barbosa e até na 13 de Julho.
Um fio solto pode representar riscos à população, afinal, um mínimo contato com fios de alta tensão pode ser fatal. Sergipe teve casos que chamaram bastante atenção no ano passado, quando um empresário no Município da Barra dos Coqueiros morreu eletrocutado após receber descarga elétrica de um cabo de alta tensão saído sobre o carro.
“Já tem bastantes dias que esses fios estão assim tão baixos. Eu passo para ir ao mercado com medo de acontecer alguma coisa comigo. A gente só vê histórias trágicas de pessoas que morreram ao tomar choque nesses fios”, disse, preocupada, a moradora da Rua das Papoulas, no Bairro Inácio Barbosa, Manuela Gallo.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Energisa, os fios soltos identificados pela equipe do JORNAL DA CIDADE são cabos de telefonia ou internet e não de energia. Segundo André Brito, assessor da empresa, na maior parte dos casos não se trata de cabos de energia.
“Cabo de energia solto é um risco muito grande à população, portanto, nós nunca deixamos assim. Esses fios pretos grossos, além de deixar as ruas e a cidade com o visual feio, sempre estão pendentes. Eles são os cabos das empresas de internet, TVs e telefonia”, conta o assessor.
Ainda conforme André, é fácil identificar: os fios de alta tensão são os três que ficam mais acima, na forma horizontal. Logo abaixo tem mais quatro fios na vertical, e somente depois é que está toda a rede de internet e telefonia, que são os cabos pretos que ficam por baixo.
O assessor informa ainda que as empresas de telefonia e internet são sempre notificadas pela Energisa, no entanto ainda deixam a desejar. “Existe o uso mútuo de postes, então a Energisa notifica essas empresas quando há algo errado”, ressalta.
A principal orientação da Energisa para a população é de nunca chegar perto de um fio solto, principalmente quando não souber identificar a originalidade dele. “Até mesmo um fio de telefone pode apresentar riscos quando está ligado com a energia elétrica. Portanto, em qualquer situação ninguém deve se aproximar”, explica.
Caso alguém encontre um fio solto em Aracaju, a Energisa pode ser acionada por meio da central telefônica pelo número 0800 79 0196, com ligação gratuita, ou enviar imagens pelo aplicativo da empresa, o “Energisa On”. “Quando somos acionados imediatamente desligamos a rede e enviamos equipes para in loco verificar a situação e resolver”, reforça.