11/07/2019 as 10:03

Bairro Industrial

Moradores criticam abandono da Orlinha

Bancos quebrados e calçamento destruído completam o cenário deprimente do ponto turístico.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Moradores criticam abandono da OrlinhaFoto: Divulgação

Quem passa pela Zona Norte, mais precisamente pela famosa “Orlinha do bairro Industrial”, pode conferir um cenário deprimente. Por lá, bancos quebrados, píer totalmente danificado, construções pichadas, calçamento destruído e muitos outros problemas que corroboram com a ideia de abandono descrita por alguns moradores.


“Eu tinha tanto orgulho em dizer que morava na Orla do bairro Industrial. Tudo era muito bonito no início. Tínhamos até a Academia da Cidade por aqui. Hoje, perguntam onde eu moro e eu digo no bairro Industrial, a Orla virou um detalhe que prefiro omitir”, relata a dona de casa Maria José Brandão.


E não é apenas Maria José que tem queixas do local. A professora Pureza Nascimento acompanha a vizinha e vai mais além: “O meu maior medo é que tudo vá sendo deixado no esquecimento e voltemos para um tempo em que a situação era de miséria. Para todos os lugares em que você é possível ver o rastro de destruição. Aqui não se trata apenas de ato de vandalismo. É falta de zelo do Poder Público com certeza”.


Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Industrial, Marcos dos Anjos, o que mais preocupa é a falta de informação por parte dos órgãos tanto do município quanto do estado. Segundo ele, existe verba do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinvest) destinada para a localidade.


“Existe verba do Proinveste. Na época do prefeito Edvaldo Nogueira ela (a Orla) não foi reformada. Entrou João Alves e nada aconteceu e agora nessa gestão a mesma coisa. Quero saber se o dinheiro do Proinveste será destinado para a Orlinha. Quero saber se será o Governo do Estado ou a Prefeitura quem irá fazer. Quem perde com isso é o turismo de Sergipe, porque é um cartão-postal da Zona Norte. O importante é dar uma satisfação à população”, afirma o morador.


De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju (Ascom/PMA), a atuação da Prefeitura na Orlinha do bairro Industrial se dá, principalmente, por meio das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb) e da Guarda Municipal (GMA).


Segundo a Ascom, a Emurb tem feito reparos pontuais na Orlinha do Bairro Industrial e a manutenção permanente da iluminação pública. Em 2018, a Prefeitura de Aracaju realizou a reforma do Centro de Artesanato Chica Chaves, em atendimento ao pleito dos moradores e comerciantes locais, os quais contam com a segurança ostensiva da Guarda Municipal, que realiza rondas diárias na região.


Já no tocante à Emsurb, mutirões de limpeza, serviços de irrigação, poda e capinação são realizados por lá, além de campanhas educativas em todo o bairro. Apesar das ações descritas, as fotos enviadas pelos moradores à redação do JC mostram uma realidade bastante diferente.


Em contato com a assessoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a informação é de que a responsabilidade é da Prefeitura de Aracaju, ficando a cargo do governo apenas a parte asfáltica do local.

Por Diego Rios/Equipe JC