15/07/2019 as 08:40

Dados de 2018

Sergipe ocupa o 25º lugar no ranking de competitividade

Pesquisa leva em consideração índices como saúde e educação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No ranking de competitividade entre os estados brasileiros, Sergipe aparece em 25ª posição, como o antepenúltimo em relação à segurança pública, infraestrutura, solidez fiscal, capital humano, inovação, sustentabilidade social, educação, eficiência da máquina pública, sustentabilidade ambiental e potencial de mercado, quando comparado aos demais estados. A pesquisa é do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgados no site Ranking de Competitividade dos Estados, com base em dados do ano de 2018. Em 2017, o estado sergipano havia se classificado em último lugar.


Pelo estudo, São Paulo aparece em primeiro lugar no ranking, seguido de Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil são os que se concentram na metade superior do ranking, e os estados do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. Sergipe só não perde para o Maranhão e o Acre.


O site ainda traçou o perfil de cada estado, dando assim nota pelo seu desempenho. Numa variável entre 0 e 100, quando zero representa a pior nota e 100 a maior, para Sergipe a nota geral foi de 33,5. Quando o assunto é segurança pública, a nota dada para o estado foi de 28, enquanto os três principais estados receberam notas 100 (SP), 97,8 (SC) e 89,9 (DF). No pilar de segurança pública é levada em consideração a atuação do sistema de justiça criminal, déficit carcerário, mortes a esclarecer, presos sem condenação, qualidade da informação de criminalidade, segurança no trânsito, segurança patrimonial e segurança pessoal.