17/09/2019 as 19:00

FALHA NO SISTEMA

HUSE continua superlotando com atendimentos de baixa complexidade

Ala Azul recebeu 169 pacientes com sintomas entre febre, dores de cabeça, dores abdominais etc, no último final de semana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) é o maior do estado e tem um perfil voltado para atendimentos de casos de média a alta complexidade. No entanto, atendimentos aos pacientes com baixa complexidade continuam acarretando a unidade. Durante o último final de semana, entre os dias 13 a 15 de setembro, o Huse registrou 561 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), onde 169 foram na área azul do hospital, por se tratarem de casos de baixa complexidade.

“Do total de 561 atendimentos, 99 pacientes continuam internados em observação ou aguardando novos procedimentos. São casos de média e alta complexidade, mas, a baixa ainda continua superlotando o Pronto Socorro com casos de febre, dor de cabeça, dor abdominal, entre outros diagnósticos”, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe.

No Pronto Socorro do hospital, cerca de 90 atendimentos foram realizados em pacientes com sintomas de dor de cabeça (18), dor abdominal (23), febre (51), entre outros casos de baixa complexidade. 

Os números superam o final de semana do Feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, quando a área azul adulto do Huse recebeu cerca de 89 pacientes com dores consideradas de baixa complexidade. Atendimentos esses, que deveriam estar sendo realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) dos municípios.

A jovem Rosângela Lopes, de 32 anos, levou a filha de apenas seis anos de idade para a pediatria do Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, localizado no Huse, que registrou 160 atendimentos no último final de semana. Segundo depoimento prestado à SES, Rosângela conta que decidiu levar a filha ao Huse, pois a criança se queixava de muitas dores na barriga e estava vomitando. Com receio de ser dengue, a mãe optou por levar a criança diretamente ao Hospital e Urgência, para que pudesse realizar exames.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os atendimentos de baixa complexidade no Huse se tratam de demandas espontâneas, o que significa que os pacientes que procuram a unidade, fazem isso por escolha própria, e não porque deixaram de ter acesso à atendimento nas UPA´s. “Quem procura as nossas unidades, é atendido”, ressalta o assessor, Victor Vieira.

||Foto: Jadilson Simões