18/09/2019 as 13:44

APROVADOS

Inmetro avalia funcionamento dos radares da Beira Mar

Laudos garante o funcionamento dos aparelhos durante 12 meses

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Periodicamente, os radares que fiscalizam o trânsito são aferidos pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Na noite da última segunda, 16, e terça-feira, 17, os radares localizados na avenida Beira Mar, nas imediações da Embrapa Tabuleiros Costeiros, foram aferidos e aprovados pelo órgão. A avaliação foi solicitada pela a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, prezando pela transparência, contudo tais equipamentos já haviam sido avaliados nos meses de janeiro e maio deste ano.

O fiscal do Inmetro, José Adebaldo Nunes, garante que os equipamentos estão operando dentro da normalidade. “Fizemos a fiscalização do radar que fica no sentido sul da avenida na noite na segunda e ele foi aprovado. Na noite da terça, fizemos a aferição no equipamento do sentido norte e ele também está operando normalmente. Não há problemas nas contagens dos radares e estaremos emitindo novos laudos e os certificados das aferições, que garantem durante 12 meses o funcionamento dos aparelhos”, conta. 

A Resolução N° 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que as aferições dos equipamentos de fiscalização eletrônica devem ser feitas, obrigatoriamente, com periodicidade máxima de 12 meses e, eventualmente, conforme a legislação metrológica em vigência.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a transparência no serviço dos radares, que são instalados, exclusivamente, para coibir o excesso de velocidade dos condutores e dar mais segurança ao trânsito.