18/09/2019 as 17:22

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA

Ação para limpeza de rios e praias acontece este sábado, 21

Projeto visa alertar sobre a importância do descarte correto do lixo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No próximo sábado, 21, as equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos – estarão reunidas em Aracaju para refletir e discutir o tema com as comunidades locais e promover o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG Ocean Conservancy. Na capital sergipana, a concentração será às 8h, na praia de Aruana, em frente ao Solarium Bar e Restaurante.

Todos podem participar. A orientação é para que os voluntários usem um calçado confortável, boné, roupas leves, passem protetor solar e tragam a sua garrafa de água. Os participantes percorrerão 1 km de praia. O material coletado durante o percurso será pesado e passará por gravimetria. Tudo será anotado. As informações serão encaminhadas para a Ocean Conservance, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. Ao final do evento, haverá a divulgação dos resultados, um lanche coletivo, atividades recreativas, aula de funcional e apresentações culturais.

Estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Um dado preocupante que precisa ser discutido todos os dias. Muitos dos animais atendidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos apresentam problemas por terem interagido com o lixo. Alguns se machucam, outros confundem com comida e acabam ficando doentes e até morrendo.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto do lixo. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.