19/09/2019 as 14:26

NOVO SISTEMA

BO poderá ser registrado por aplicativo da PM de Sergipe

Estados do Piauí, Rondônia e São Paulo já aderiram ao método

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nessa quarta-feira, 18, o secretário executivo do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) e coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcello Martinez Hipólito apresentaram o Sistema de Atendimento Policial ao Cidadão, que é utilizado pela Segurança Pública do seu estado, ao governador Belivaldo Chagas.

A reunião contou com a participação do deputado estadual capitão Samuel, e mais seis coronéis da Polícia Militar de Sergipe, dentre eles o subcomandante geral da corporação,  coronel Paiva. O encontro foi no Palácio de Despachos.

O sistema permite que o policial militar faça a lavratura do Boletim de Ocorrência por meio de um aplicativo de celular, no local do fato, e encaminhe à Polícia Civil para apuração, de forma online. Através desse sistema, o coronel catarinense afirmou que é possível oferecer um atendimento mais eficiente e ágil à população, além de ser mais econômico. Ele disse que o banco de dados da Segurança Pública também fica mais completo.

Já aderiram a esse método de registro de BO os estados do Piauí, Rondônia e São Paulo. “Desde 2015 que não temos mais papel ao registrar um boletim de ocorrência. Tudo é feito eletronicamente, pelo celular, e uma impressora térmica imprime o comprovante do BO para acompanhamento do inquérito pela vítima”, explicou.

O governador afirmou que é importante conhecer as boas ideias que estão sendo aplicadas em outros estados e ficou de analisar a possibilidade de instituir esse novo sistema à PM de Sergipe. “Não temos problema de copiar as boas ações. Vamos saber como o Piauí implementou, já que temos realidades semelhantes, e analisar a possibilidade de empregar também em Sergipe”, disse Belivaldo Chagas.

 

/Reportagem e foto: ASN