22/10/2019 as 17:25
ATRASO DE SALÁRIOParalisação inicia hoje e segue até esta quinta-feira, 24
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Com salários atrasados, servidores públicos do município de Canindé do São Francisco decidiram paralisar as atividades. A mobilização teve início hoje, 22, e se estenderá até a próxima quinta-feira. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Canindé (Sindiserve) e Diretor de Comunicação da FETAM, Emanuel Aleixo, os servidores da educação não receberam o salário referente ao mês de agosto, e só receberam 50% do valor dos salários de setembro.
“Já os que atuam na política de saúde estão com um mês em atraso, e os demais servidores, a exemplo cultura, agricultura, obras, inclusão, estão sem receber os salários de setembro”, acrescenta o presidente.
Ele conta ainda que a paralisação foi deliberada no último dia 15, durante assembleia geral da categoria, que contou com a presença de mais de 150 servidores. Neste primeiro dia de paralisação, os servidores realizarão uma vigília a partir das 18h, na Câmara de Vereadores, e Emanuel utilizará a tribuna para denunciar a grave situação dos servidores aos parlamentares municipais.
A manifestação terá continuidade na quarta-feira, 23, com ocupação da Secretaria de Financas do Município. O último dia de paralisação, quinta-feira, 24, será dedicado ao estudo interno para que os servidores entendam melhor o funcionamento e a situação atual do orçamento do município.
“Nós, servidores, estamos pagando uma conta que não é nossa, mas da irresponsabilidade dos gestores anteriores! Uma bola de neve foi criada em Canindé: os gestores pagam um salário anterior e deixam o salário do mês em atraso. E essa bola de neve foi criada com um número exorbitante de cargos comissionados e de contratados”, avaliou o secretário geral da FETAM, Edmilson Balbino, que é servidor municipal de Canindé.
Ainda segundo Edmilson, a estimativa é de que o município de Canindé tenha um déficit de R$ 25 milhões de reais em folha de pagamento, sendo que a arrecadação mensal para todas as despesas é de cerca de R$ 8 milhões. Ele destaca ainda que o momento é de expectativa de que o prefeito interino resolva as questões relacionadas às finanças públicas.
|Informações e foto: Assessoria de Comunicação