21/11/2019 as 08:45

PERFIL PREOCUPANTE

Em Sergipe, 83% das micro e pequenas empresas não têm site

Mas muitas delas apostam nas redes sociais para atrair consumidores

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou um perfil preocupante de micro e pequenas empresas no país. A pesquisa foi intitulada “O Empreendedorismo do Amanhã” e foi compilada através de entrevistas qualitativas com 10 especialistas na área de empreendedorismo.

Apesar da apuração em nível nacional, a Reportagem do JORNAL DA CIDADE solicitou ao Sebrae Sergipe um panorama aqui do Estado. O resultado não é diferente da amostragem nacional.

Para se ter ideia da situação, os dados nacionais apontam que 73% das micro e pequenas empresas não possuem uma página na internet. Esse número não consegue superar o apurado em Sergipe, quando 83% desses empresários não estão com seus negócios disponibilizados em um site da internet.

Quando o assunto é rede social, através do Facebook, o número é um pouco melhor, mas longe de ser o ideal. Nacionalmente, 60% das micro e pequenas empresas não têm perfil nessa ferramenta. Em Sergipe, esse montante é de 62%.

Para o analista técnico do Sebrae, Anderson Gonçalves, esse número de usuários empresariais que estão fora do Facebook se assemelha àqueles que também deixam de utilizar mecanismos de vendas através de outra ferramenta, neste caso, o Instagram.

“Quando uma empresa abre um perfil comercial no Instagram, ela automaticamente abre um perfil no Facebook, então os números estão muito próximo dos números do Instagram. É uma questão mesmo estrutural dos pequenos negócios não estarem na internet. Talvez, o número de WhatsApp estejam um pouco melhor. Os números preocupam absolutamente. O marketing digital é como se ele fosse a loja, o ponto fixo da empresa na internet. Existem algumas ferramentas gratuitas, que podem ser tanto uma fanpage no Facebook, o perfil comercial no Instagram e também o Google Meu Negócio. É preciso que a empresa faça o cadastro para que ela seja encontrada na Internet, porque se alguém clicar terá mais informações”, explica o analista do Sebrae.

Corroborando e contrariando a pesquisa, a empresária Raquel Moraes, da Madame Bijux, segmento de bijuterias e semijoias, conta a sua experiência. Com uma rede social ativa, tanto no Facebook quanto no Instagram, ela atrai centenas de clientes através das redes.

“Sempre apostamos muito no marketing digital e temos grande retorno através dessa ferramenta. Temos clientes que olham as nossas redes sociais diariamente e já nos visitam sabendo o que querem. Nossos negócios estão super em alta através dos nossos perfis”, afirma Raquel Moraes.

O objetivo do levantamento foi identificar o perfil do empreendedor do amanhã, características e competências desejadas para os empreendedores de sucesso nos próximos 5 e 10 anos.

Outro dado que preocupa e merece destaque é o número de empreendedores que nunca fizeram nenhum curso pela internet. Em Sergipe, esse montante é de 70% e preocupa o especialista do Sebrae.

“Hoje, há uma evolução no processo de capacitação através da internet. O próprio Sebrae oferece cursos. São várias plataformas que ofertam conteúdo qualificado a um preço justo. Isso é uma oportunidade para o empreendedor e que ele não está aproveitando. Os números mostram isso”, avalia Anderson.

 

 

| Reportagem: Diego Rios

|| Fotos: Divulgação