22/11/2019 as 10:00

EM BUSCA DE DONATIVOS

Com apelo natalino, mais pedintes se aglomeram nas ruas da capital

Época do ano atrai famílias de diversas partes do estado em busca de doações imbuídas do espírito solidário

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“A gente mora no Povoado Capim Grosso, mas, sempre no final de novembro e no mês de dezembro, a gente desce para Aracaju com a família toda. Durante o dia a gente fica no barraco de uma cunhada no Lamarão e, pela noite, eu, meu marido e mais três filhos, ficamos aqui na porta do banco esperando o povo bom chegar. Todas as noites a gente recebe doação”.

O relato acima é da dona de casa Maria dos Prazeres da Silva. Isso mesmo, dona de casa, mesmo que, momentaneamente, esteja em situação de rua. Na verdade, nessa época do ano, quando se aproxima o período natalino, dezenas de famílias iniciam uma verdadeira peregrinação em busca de donativos na capital, principalmente durante a noite.

Dois pontos chamam a atenção das pessoas devido ao quantitativo de pedintes. O primeiro deles fica ali na rótula do Posto de Saúde Dona Sinhazinha, no bairro Grageru. O outro é na porta do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que fica embaixo do Edifício Maria Feliciana, no Centro da capital.

É muito fácil encontrar essas pessoas nestes dois lugares. Ao menor sinal de aproximação de veículos, diversas crianças já se embocam na direção em busca de um donativo. Inclusive, diversas pessoas já realizam um trabalho de levar alimentos para esses pedintes. Porém, neste período, a quantidade de comida é aumentada para dar conta da demanda.

No último levantamento feito pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em junho deste ano, foram identificados 458 usuários em situação de rua, sendo 226 que consideram a rua como o seu habitat natural. Já 143 pessoas estão na rua por algum motivo, apesar de ter para onde ir. Para esse período não se tem um quantitativo atualizado.

Segundo estatísticas do Centro de Direitos Humanos do Brasil, o país conta, atualmente, com aproximadamente 1,8 milhões de moradores de rua, sendo a grande maioria concentrados nas regiões Nordeste e Sudeste.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, informou, através de nota, que conta com um serviço destinado, exclusivamente, para atender às demandas das pessoas que estão em situação de rua. Diariamente, as equipes saem às ruas da capital fazendo a identificação dessas pessoas, entendendo suas demandas e fazendo os encaminhamentos necessários para as Políticas Públicas.

Ainda de acordo com a nota, existem algumas épocas do ano – o Natal, por exemplo, é uma delas –, que, infelizmente, por situações diversas, há um aumento de famílias em situação de mendicância em alguns pontos da cidade. Porém, segundo a Secretaria, é importante reforçar que o serviço é intensificado durante esses períodos com o intuito de amenizar os transtornos das famílias e, consequentemente, controlar tal situação.

Por último, a Secretaria explicou que, para acionar as equipes da abordagem, basta entrar em contato com as equipes dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) ou pelo Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Envolvendo crianças, os cidadãos podem ligar através do disque 100 ou diretamente aos conselhos tutelares.

 

 

| Reportagem: Redação JC

|| Fotos: André Moreira