11/12/2019 as 16:50

RESULTADO POSITIVO

Aracaju é uma das seis capitais a atingir meta da ONU de redução de mortes no trânsito

A capital sergipana reduziu para 53,77% o número de acidentes fatais, sendo a quarta cidade com maior redução

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju está entre as seis capitais do país que atingiram antecipadamente a meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de redução de fatalidades em 50% até 2020.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, responsável pelo levantamento dos dados, em 2018, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Rio Branco e Porto Alegre, atingiram o percentual pactuado. A capital sergipana reduziu para 53,77% o número de acidentes fatais, sendo a quarta cidade com maior redução. A comparação é feita com base no ano em que o pacto foi estabelecido, 2011, e com o último dado compilado, 2018. A variação diz respeito ao número de óbitos por 100 mil habitantes, sendo que em 2011 esse número foi de 14,67 e em 2018 evoluiu para o melhor resultado da década, 6,78. Os dados referentes a 2019 ainda estão sendo computados.

O resultado positivo é fruto de ações integradas, baseadas em estatísticas para nortear as áreas que necessitam de maior atenção, projeto de educação permanente para boas práticas no trânsito, além de uma fiscalização eficaz e rigorosa. E esse trabalho intersetorial que é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir da equipe que compõem o Projeto Vida no Trânsito (PVT), adota várias ações para prevenir os índices de acidentes que envolvem condutores e pedestres na capital.

O PVT surgiu a partir da proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir as lesões e óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, que se caracterizam como graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentro das ações integradas entre as entidades que compõem o projeto, estão a discussão sobre os levantamentos que formam a base do processo de implementação das estratégias e a qualificação dos profissionais integrados ao comitê.

 

|Fonte: PMA
||Foto: André Moreira