11/12/2019 as 18:26

COLETA DE LIXO

Cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos foram coletadas em Aracaju até outubro

A coleta acontece em Aracaju de forma regular às segundas quartas e sextas-feiras na zona Norte e zona de Expansão, terças, quintas e sábados na zona Sul. Diariamente, a coleta ocorre em áreas centrais da cidade e na Orla da Praia de Atalaia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Qualidade de vida também está ligada à limpeza pública, assim como essa está ligada à saúde e bem-estar. No entanto, apesar de esse ser um direito reservado a todos, muitos ainda não são assistidos nesse sentido. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgada no dia 08 de novembro desse ano, o Brasil é o campeão de geração de lixo quando comparado com os países da América Latina. E ainda conforme a pesquisa, há um contingente considerável de pessoas que não são alcançadas por serviços regulares de coleta porta a porta: 1 em cada 12 brasileiros não tem coleta regular de lixo na porta de casa.

Em Aracaju, de janeiro a outubro desse ano foram coletadas 178.315,71 toneladas de resíduos sólidos. No ano 2017, a capital enfrentou uma dura crise na coleta de lixo, tendo passado por vários dias de suspensão, até que a licitação dos serviços de limpeza urbana foi lançada e novas empresas ficaram responsáveis pela coleta na cidade, levando um período até o serviço ser regularizado.

No entanto, de acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela administração da limpeza pública, a coleta em Aracaju atualmente atende a todos. Porém, “um dos desafios da atual gestão foi justamente modificar o cenário de caos encontrado e para isso, foi necessário, sobretudo, planejamento”. Dívida no montante de R$ 86 milhões foi saldada de 2017 para cá, e uma nova metodologia de trabalho foi empregada pela Prefeitura de Aracaju.

“O que nós fizemos foi mudar o termo de referência para efeito de licitação, um projeto básico, com nova metodologia de trabalho, principalmente de lixo domiciliar, o que resultou na licitação, um anseio da gestão, mas, principalmente, da população que vinha sendo prejudicada. Essa mudança de metodologia gerou uma economia de R$ 12 milhões para o Município, sem a perda da qualidade, porque não adianta reduzir custos, que é uma atitude de gestão, otimizar recursos, e perder a qualidade”, pontuou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

A oferta do serviço de coleta em Aracaju ocorre de forma regular às segundas quartas e sextas feiras, na zona Norte e zona de Expansão, terças, quintas e sábados na zona Sul. Diariamente, a coleta ocorre em áreas centrais da cidade e na Orla da Praia de Atalaia, conforme garante a Emsurb.

Ainda segundo a secretaria, para inibir o descarte irregular, a Prefeitura de Aracaju realiza serviços de coleta de entulhos e conta com o programa Cata Treco, além de disponibilizar Ecopontos, onde três já foram instalados nos bairros Industrial, Coroa do Meio e Santos Dumont. “O objetivo da gestão é construir 18 estações de entrega voluntária de resíduos sólidos no total. O próximo será no 17 de Março”, ressalta a Emsurb.

Também é realizada coleta seletiva em parceria com a Care (cooperativa), além de ações de Educação ambiental nas comunidades, onde essa semana está acontecendo no bairro Atalaia.  

|Reportagem: Laís de Melo

||Foto: Jadilson Simões