14/02/2020 as 18:19

RANKING DOS ESTADOS

Sergipe está entre os estados do país que mais avançaram em 2019

O estudo foi promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe está entre os estados do país que mais avançaram de 2018 para 2019, principalmente nos quesitos Solidez Fiscal e Capital Humano. É o que aponta edição de 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, um estudo promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A publicação eleva Sergipe em três posições no ranking geral, passando da 25ª para a 22ª, se comparado com o ano de 2018, como um dos estados que mais ganhou posições no último ano.

No quesito Solidez Fiscal, o estado subiu 6 posições, e agora ocupa o 13º lugar, com melhoras nos indicadores de Resultado Nominal, Solvência Fiscal e Resultado Primário.

Além disso, Sergipe também subiu em quatro posições no ranking de Capital Humano, e ocupa a 20ª colocação, após ter alcançado posições melhores nos indicadores de Custo de Mão de Obra, Qualificação de Trabalhadores, PEA com Ensino Superior e Produtividade do Trabalho.

Para o superintendente da Secretaria de Estado da Fazenda, Marcos Vinicius Nascimento, a melhoria é resultado sobretudo das medidas adotadas para ajustar as contas públicas. “A tendência é que esses números sejam melhores com a reforma da previdência aprovado no último ano e que vigora a partir de abril de 2020, e o estado apresenta um resultado ainda melhor em 2020. Cabe ressaltar que os principais gastos são previdência e folha de pessoal e sem o controle desses gastos a gente não consegue avançar na melhoria da situação fiscal”, afirmou.

 

|Fonte: ASN