14/02/2020 as 18:59

GERENCIAMENTO

Profissionais da Saúde recebem capacitação em mediação de conflitos

Atividades visam qualificar e melhorar a relação desses profissionais com a população

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nos dias 7 e 14 deste mês, os gerentes de unidades de saúde gerenciadas pela Prefeitura de Aracaju participaram de uma oficina "Mediação de Conflitos" e do curso "Administração e Gerenciamento". Divididas em duas turmas distintas, as atividades objetivaram qualificar e melhorar a relação desses profissionais com a população.

A oficina sobre mediação de conflitos foi promovida pela Coordenação Psicossocial da Esgap e ministrada pela especialista em Gestão de Conflitos, Eliza Marques, que apresentou e explicou de forma dinâmica como funcionam as ferramentas utilizadas pelo mediador, além de ouvir as experiências cotidianas dos participantes. “Momentos como este são muito importantes, pois é uma oportunidade de conversarmos sobre conflitos, maneiras de solucioná-los, comunicação, reflexão interna e como se cuidar", disse Eliza.

Já o curso sobre administração e gerenciamento, foi ministrado pelo coordenador do curso de administração da Universidade Tiradentes, José Walter Santos. De acordo com ele, essas são duas ferramentas importantes para a boa execução das tarefas no dia a dia. "Para isso, é preciso ter comunicação, atividades de liderança e conhecimento de produtividade e planejamento", destacou.

A gerente da Unidade de Saúde Oswaldo Leite, Rosangela Lima, aprovou a forma de abordagem dos temas. "Tudo que nos foi passado é o que a gente vive no trabalho e na vida pessoal. Então, vai me ajudar a lidar melhor com problemas do cotidiano, que são muitos”, contou. Corroborando com Rosangela, Bárbara Oliveira, que trabalha no Programa Academia da Cidade, da Secretária da Saúde, disse que vai aplicar o que aprendeu no seu trabalho. “Vai me ajudar, principalmente escutar mais, coisa que é muito importante”.

 

|Fonte: PMA