24/03/2020 as 12:48

GRIPE

Campanha de vacinação já imunizou mais de 20 mil pessoas

A Campanha foi adiantada na capital para o dia 21, e iniciou nacionalmente no dia 23

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe já imunizou 21.100 pessoas, sendo 18.700 idosos e 2.400 trabalhadores da saúde, grupo prioritário da primeira etapa da vacinação, no Estado de Sergipe. A campanha foi antecipada na capital sergipana para o dia 21, e iniciou oficialmente em todo o país nesta segunda-feira, 24.

De acordo com a gerente estadual do Programa de Imunização, Sândala Teles, a campanha iniciou muito bem. A meta do governo é de imunizar até 90% do estabelecido, o que significa vacinar cerca de 580 mil pessoas. O Estado possui 350 postos de vacinação, sendo alguns fixos e outros volantes, e até o momento recebeu 141.200 doses.

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde tem dado orientações específicas aos municípios, para evitar aglomerações durante a campanha. “Cada município está traçando suas estratégias. Alguns municípios pequenos estão fazendo a vacinação à domicílio, indo até a residência da pessoa, pois possuem o levantamento dos idosos da cidade. Outros estão utilizando escolas como postos de vacinação. Cada local é responsável por sua própria estratégia. O Estado apenas orienta o que deve ser feito para evitar o aglomerado”, informa Sândala.

A vacina contra a gripe também será destinada para pacientes com doenças crônicas, como diabéticos, cardiopatas. No entanto, somente na segunda etapa da vacinação. “Esses pacientes têm o direito de receber a vacina, levando a autorização do médico. Mas, ressalto que nessa primeira etapa a vacina é somente para idosos acima de 60 anos, e profissionais de saúde que estão na linha de frente: os da rede hospitalar e das unidades de saúde. Os demais, que não estão na frente do serviço, não está liberado nesse momento”, aponta a gerente.

Aracaju

A Prefeitura Municipal de Aracaju decidiu antecipar a campanha de vacinação na capital, como forma de atender grupos de risco do novo coronavírus e evitar aglomerações. Ao todo, 32% dos idosos foram vacinados somente no primeiro dia da campanha. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

O calendário nacional vai até o dia 22 de maior e terá a ação intensificada no dia 9 de maio, com o dia “D” de mobilização. Ele é dividido em três fases: a primeira está acontecendo e vai até o dia 16 de abril. Na segunda fase, haverá um novo encaminhamento de insumos e vacinas, onde o grupo prioritário será os professores da rede pública e privada, as forças de segurança e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da Campanha, que acontecerá dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,6 milhões de pessoas.

|Da redação do JC Online 

||Foto1: André Moreira |Foto2: Jadilson Simões