25/03/2020 as 13:58

IMPOSTO

Prazo de pagamento para o ITPU não deverá ser estendido

A orientação da Fazenda é que os contribuintes façam os pagamentos via internet banking, evitando ir aos bancos e se expor ao risco de contaminação do novo coronavírus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O prazo final para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da capital sergipana já está acabando. O último vencimento está para o dia 5 de abril. Os consumidores devem se manter atentos ao prazo, pois, apesar de toda a crise econômica intensificada pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju informou que não há previsão de alteração no prazo do pagamento.

Segundo a administração municipal, os tributos arrecadados são essenciais para assegurar recursos a serem utilizados no combate à pandemia, e pontua que os contribuintes receberam o boleto no início do ano, pelos Correios, tendo a possibilidade de a 2ª via ser retirada pelo Portal do Contribuinte.

O país vive um momento de isolamento social afim de conter o avanço da doença, e em Sergipe não está sendo diferente. A capital registra o maior número de casos confirmados até o momento. A principal orientação da Organização Mundial da Saúde, que se estendeu para o Ministério da Saúde e também para os governos estaduais e prefeituras municipais, é a de evitar aglomerações nesse momento. Mas, nem todos os contribuintes têm a oportunidade de realizar os pagamentos por internet banking. Há aqueles em que nem conta bancária possuem.

A equipe do JORNAL DA CIDADE questionou qual a orientação da Secretaria da Fazenda para esse público, já que a recomendação é ficar em casa, mas, muitos terão que se deslocar para alguma agência bancária ou casa lotérica para efetuar o pagamento do IPTU. Mas, infelizmente não há uma alternativa neste sentido. De acordo com as informações da assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda, a sugestão é que o pagamento seja feito através do internet banking ou nos caixas eletrônicos que são disponibilizados pelos bancos.

“O pagamento também pode ser feito pelo celular. É importante ressaltar que os bancos também estão seguindo as recomendações de higienização e limite de pessoas por atendimento”, disse a assessoria de comunicação.

A Fazendo informa ainda que é possível realizar o pagamento do IPTU por meio de cinco redes bancárias credenciadas: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Estado de Sergipe, Banco Itaú e Santander, sendo esse grande número um facilitador para que os contribuintes possam cumprir o pagamento.

|Da redação do JC Online

||Foto: Lucas Carvalho