26/03/2020 as 17:13

NO AEROPORTO

Monitoramento cadastra todos que desembarcam em Aracaju

Nos dois primeiros dias da ação, 31 profissionais da Saúde foram mobilizados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O desembarque de passageiros no Aeroporto Santa Maria, na capital sergipana, passou a ser mais criterioso desde a última terça-feira (24), quando a Prefeitura de Aracaju, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), iniciou o monitoramento da chegada de passageiros, com a aferição de temperatura e o cadastramento de todos que desembarcarem na cidade.

Em situações normais, o aeroporto recebe 14 voos diários, mas, devido à pandemia, e às medidas recomendadas pelas entidades técnicas de saúde, a quantidade foi reduzida e, desta forma, na quarta-feira, 24, foram registrados apenas quatro voos e, na quinta, 25, somente um.

Nos dois primeiros dias da ação, 31 profissionais da Saúde foram mobilizados, e foram recepcionadas e orientadas 295 pessoas, sendo 175 de Aracaju (entre elas, duas crianças) e 120 pessoas residentes em outros municípios do interior do Estado ou que são de estados vizinhos e, a partir da capital, farão deslocamento terrestre.

As medidas foram articuladas durante reunião entre a SMS e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e faz parte das novas medidas de enfrentamento à covid-19, anunciadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira na noite da última segunda-feira (23). Assim, ao desembarcarem, os passageiros são conduzidos por policiais federais a duas filas onde as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município estão fazendo todo o cadastramento e aferindo a temperatura corporal. Todo o processo, por pessoa, dura cerca de um minuto.

O objetivo principal ao medir a temperatura é enfatizar a necessidade de cumprir o isolamento voluntário. Mesmo que a febre ocorra por conta de uma síndrome gripal ou qualquer outra enfermidade, o monitoramento é importante, pois as orientações necessárias são repassadas e é possível formar um panorama do status da pandemia, o que permite agir de maneira mais eficaz

Outra medida a ser tomada por recém-chegados à cidade apresentando sintomas como febre e sinais respiratórios é o isolamento domiciliar de 14 dias, que pode se estender de acordo com a comprovação do risco de transmissão da doença.

Além disso, a Prefeitura orienta que cidadãos vindos de locais onde há casos do novo coronavírus devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município, através do número 156. Dessa forma, a SMS irá monitorar o caso, orientando quanto ao aparecimento de sintoma.