26/05/2020 as 08:10

ECONOMIA

Número de empresas fechadas é 36% menor

Apesar dos percalços de 2020, ainda assim um dado traz alento para o cenário econômico e aponta a força do empresário sergipano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde meados de fevereiro deste ano, o mundo vive uma das maiores pandemias já vistas nos últimos tempos. O coronavírus mudou hábitos e trouxe dificuldades para inúmeros segmentos, principalmente para o setor econômico, obrigando diversos empresários a reinventar os próprios negócios na tentativa de atravessar esse período. É bem verdade que no início da pandemia a economia do Estado dava novos impulsos rumo à retomada, após um ano de dificuldades como foi o de 2019.

Apesar dos percalços de 2020, ainda assim um dado traz alento para o cenário econômico e aponta a força do empresário sergipano. Apesar do momento vivido, dados obtidos através da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) apontam que o número de empresas fechadas este ano, durante o período de decreto governamental para fechamento do comércio, foi 36% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Para o presidente da Jucese, Marco Antônio Freitas, os números demonstram que mesmo com todas as dificuldades o setor empresarial segue acreditando que é possível vencer a pandemia mantendo as suas empresas abertas até a retomada dos negócios. “Acreditamos na força do empresário local e os números são vistos pela Jucese como uma injeção de ânimo.

Não temos dúvidas de que tudo irá passar, bem como sabemos do grande desafio que é manter as empresas ativas. Mas ficamos felizes em saber que o saldo entre aberturas e baixas tem sido positivo. O momento é de ficar em casa sim, mas também de planejar um novo caminho a trilhar no pós-pandemia”, avalia Marco Freitas.

Os dados em análise vão de 17 de março até 17 de maio deste ano e apontam que 309 empresas foram baixadas nos arquivos da Jucese, enquanto no mesmo período do ano passado esse número foi bem superior, contabilizando 485 encerramentos de empresas.

Destrinchando ainda mais os números, de 17 a 31 de março deste ano foram constatadas 67 baixas de empresas, enquanto no mesmo período de 2019 o número foi quase o dobro, totalizando 125 fechamentos. Já no mês de abril de 2020, 165 empresários decidiram encerrar suas atividades, contra 223 no ano de 2019. Esse mês, até o dia 17, já foram baixadas 77 empresas.

Em 2019, no mesmo período, esse número foi de 137. “Reforçamos o fique em casa para que consigamos atravessar o quanto antes esse período difícil. Quero reforçar que os nossos serviços estão disponíveis para o empresário durante os sete dias da semana e 24 horas por dia, sem que ele necessite sair de casa, através do Jucese 100% Digital. Nos colocamos à disposição do empresário numa parceria que vem dando certo”, finaliza o presidente da Junta Comercial de Sergipe.

|Da Redação do JC

||Foto: Divulgação