02/06/2020 as 15:38

INCENTIVO

Funcaju lança programas de fomento ao setor artístico cultural

Os artistas serão selecionados por editais, disponibilizados pela administração na próxima sexta-feira, dia 5

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

clique para ampliarSensível ao cenário crítico enfrentado pelos artistas em virtude da pandemia de covid-19, a Prefeitura da capital, por meio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), está lançando dois programas de fomento à cadeia artística: o Janela para as Artes e o Forró Caju em Casa 2020.

"Estamos enfrentando um dos momentos mais difíceis da nossa história e diversos setores foram afetados, mas o que, certamente, sofreu um impacto maior, foi o setor cultural. Pensando nisso instituímos dois programas para fomentar as cadeias produtivas da cultura em Aracaju. O primeiro é o ‘Janela para as Artes', que contemplará 120 artistas da música, artes cênicas, literatura e audiovisual, e para o qual será destinado R$170 mil", explica o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para o presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, os projetos representam um fomento importante às cadeias produtivas da cultura, que, nesse momento de pandemia, reclamam oportunidades de trabalho e apoio efetivo para a sua sobrevivência. "Através dessas duas iniciativas, nós vamos propiciar esse incentivo", garante Luciano Correa.

Mas não é só isso. O presidente acredita que os produtos culturais que serão produzidos e entregues aos artistas representam portfólios para suas próprias carreiras. "Por exemplo, o artista de barzinho, que toca na noite e que talvez nunca tenha tido uma oportunidade de gravar um especial com qualidade de uma produtora, com cenário, com iluminação, com toda a concepção artística e estética, poderão fazer uso profissional desses dois produtos", afirma.

Os artistas serão selecionados por editais, disponibilizados pela administração na próxima sexta-feira, dia 5, cada um para um projeto, que contemplam a apresentação de 116 projetos individuais, no caso de Janela para as Artes, e de 45 artistas, no caso do Forró Caju em Casa 2020, que vão compor a programação, entre os dias 23 e 29 de junho.

"Os programas serão gravados e exibidos em formato de 'live' (transmissão ao vivo pelas redes sociais), em horários específicos que ocorreriam caso o evento fosse presencial", esclarece Luciano Correia, que reforça: "são projetos muito importantes, porque representam fomento para os músicos, pessoas que estão vivendo dificuldades nesse momento".

De fato, o objetivo principal de ambas iniciativas é apoiar os trabalhadores do setor artístico cultural de Aracaju no enfrentamento a este difícil momento. No entanto, também serão uma forma de oferecer arte e entretenimento ao público durante esse período de isolamento social.

 

|Fonte: PMA