04/06/2020 as 11:39

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Sedurbs realiza palestras virtuais para debater políticas em defesa do Meio Ambiente

Não haverá ações presenciais para o Dia Mundial do Meio Ambiente, devido à crise do novo coronavírus, porém as ações de proteção ao meio ambiente continuam sendo realizadas pelas equipes de fiscalização da Adema e técnicos da Serhma.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sedurbs realiza palestras virtuais para debater políticas em defesa do Meio Ambiente

Nesta sexta-feira, 05 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que não pode passar em branco. Principalmente pelas questões urgentes acerca do tempo, como a crise climática, por exemplo. No mundo inteiro, essa semana e a próxima deverá ocorrer diversas atividades para ressaltar a importância de se discutir a temática, afim de conscientizar toda a população das ações que devem ser tomadas em prol do meio ambiente, e em Sergipe não será diferente. Em celebração ao dia, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Sedurbs, iniciou hoje, 4, um ciclo de palestras virtuais que debatem os “Avanços da Gestão em Política Pública em Meio Ambiente de Sergipe”. O evento acontecerá exclusivamente pela internet e é uma iniciativa da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Serhma.

A Administração Estadual do Meio Ambiente, Adema, iniciou a entrega de material de proteção individual, como protetores faciais e álcool 70%, para as cooperativas e consórcios púbicos de resíduos sólidos do estado. São mais de 500 famílias cadastradas em associações de catadores beneficiadas com essa doação.

O Governo de Sergipe não fará ações presenciais em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em áreas de proteção ambiental, como nos anos anteriores, devido à pandemia do Coronavírus. Porém as ações de proteção ao meio ambiente continuam sendo realizadas pelas equipes de fiscalização da Adema e técnicos da Serhma.

O Governo de Sergipe mantém hoje cinco Unidades de Conservação Ambiental, geridas com recursos do Governo do Estado, com o objetivo de manter o equilíbrio da fauna, flora e dos rios para cuidar e preserva o patrimônio natural do estado.
As cinco reservas protegidas são ainda áreas de turismo ecológico no estado, mas neste momento estão com atividades de visitação suspensas devido à pandemia da Covid-19. As unidades são: O Monumento Natural (MONA) Grota do Angico, em Poço Redondo, no Semiárido de Sergipe; o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, no município de Capela, no Leste do estado; a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Cipó, em Siriri, também na região Leste, protegem juntas 3.057,66 hectares de florestas nativas. Além delas, as outras Áreas de Proteção Ambiental (APA) que são mantidas pelo governo são: a APA Litoral Sul que abrange os municípios de Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba, a APA Morro do Urubu, na capital, último fragmento de mata atlântica de Aracaju, e o Parque Estadual Marituba, que compreende uma área de planície costeira dos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, na região metropolitana.

Para manter as sedes administrativas das unidades, o governo investe cerca de R$ 1 milhão por ano.
A mais recente área de Unidade de Conservação Ambiental criada em Sergipe é o Parque Estadual Marituba, através do Decreto nº 40.515, de 21 de janeiro de 2020., com 1.754,44 hectares e perímetro de 21.763,90m, que tem como objetivo principal proteger ecossistemas costeiros de relevância ecológica incluindo dunas, paleodunas, manguezais e lagoas, além de parte do aquífero Marituba, onde são realizadas pesquisas científicas, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.

|Fonte: Sedurbs/ASCOM

||Foto: Laís de Melo