09/07/2020 as 13:06

RISCO

Parque da Sementeira e píer do Rio Poxim apresentam problemas

As fotos revelam que a estrutura física de ambos os locais está danificada, colocando a população em risco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os problemas na estrutura do Parque da Sementeira e do Píer do Rio Poxim, em Aracaju, podem ser vistos a olho nu, por quem passa por ambos os locais. O Parque da Sementeira está fechado para utilização desde o início da quarentena, como uma das medidas utilizadas para frear o avanço do novo coronavírus. No entanto, ainda assim, muitas pessoas realizam atividades físicas no entorno, portanto, denunciaram problemas no cercado. Parte do muro está rachando e o arame está solto em alguns trechos.

 

O registro fotográfico feito pela equipe do JORNAL DA CIDADE é a prova de que a estrutura aparenta não passar por manutenção há algum tempo. Em meados de setembro de 2019, este portal publicou uma matéria denunciando a situação. Agora, cerca de 10 meses depois, não mudou muita coisa.

O mesmo ocorre no píer do Rio Poxim, localizado no bairro Inácio Barbosa. O local chega a apresentar um certo risco pois, apesar de estar interditado pela Defesa Civil Municipal, não contém faixas para impedir o acesso da população. A estrutura está notadamente danificada.

A equipe do JC entrou em contato com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que informou não haver previsão para reforma do píer. No entanto, após contato com a Defesa Civil Municipal, as equipes do órgão prontamente foram até o local e recolocoram a fita de interdição no final da manhã de hoje, 09, conforme revela a foto abaixo. “Em algumas situações, a fita sai pela ação do vento, além de outros fatores”, pontuou a assessoria de comunicação.

Sobre o Parque da Sementeira, há um projeto para uma grande revitalização de todo o local em andamento, e até que seja iniciado, segundo a Prefeitura Municipal de Aracaju, estão sendo realizados serviços de manutenção nas áreas verdes e rede elétrica. “Também está sendo assistido com reparos no telhado dos quiosques, substituição de lâmpadas dos postes galvanizados e de concreto, das portas e acessórios sanitários que estejam danificados, e adaptação dos banheiros para atender pessoas com deficiência”, pontua a Prefeitura. Como é possível verificar nas imagens abaixo. 

 

Em relação ao cercamento da unidade, a informação da Prefeitura é de que estão sendo executados consertos, como substituição de tela nos pontos onde são verificados cortes ou furos. “Está prevista, ainda, a manutenção de portões. Este serviço acontecerá, paralelamente ao projeto de desenvolvimento de novo projeto das entradas do parque”, diz a Prefeitura, em resposta.

Questionada sobre quando foi realizada a última manutenção no parque, a Prefeitura não especificou datas, porém, garante que é realizada por meio de ações paliativas de maneira regular, mediante necessidade. O Parque da Sementeira permanece fechado, porém, não deixa de ser fiscalizado. “Além de base da Guarda Municipal. Infelizmente, quando está em atividade, algumas pessoas não colaboram", aponta a Prefeitura. 

|Da redação do JC Online

||Fotos 1,2 e 3: André Moreira | Demais fotos: Prefeitura de Aracaju