10/07/2020 as 08:44

NOVOS NEGÓCIOS

Este ano, 642 empresas foram abertas em questão de segundos

Montante representa quase 38% do total de novos negócios no Estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De uns anos para cá, o processo de abertura de uma empresa em Sergipe teve modificações e vem se tornando menos burocrático a cada dia, principalmente em tempos de Agiliza Sergipe e Jucese 100% Digital.

Na verdade, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) tem sido uma grande protagonista quando o assunto é a contribuição com o processo de desenvolvimento econômico e o fomento ao empreendedorismo.

Para se ter ideia, este ano, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o órgão já contabiliza 1.714 aberturas de novas empresas. Um detalhe chama a atenção e não poderia passar despercebido: 642 foram abertas em questão de segundos, através da modalidade deferimento automático.

Essa modalidade de registro empresarial tem facilitado a vida de quem pensa em abrir um negócio. Ela consiste na aprovação da consulta prévia de viabilidade do nome empresarial e da localização, além da utilização de um contrato padrão estabelecido pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial (DREI).

Com o deferimento automático, a abertura pode ser feita a qualquer hora do dia e da noite e pode levar um tempo de até 12 segundos, a depender, é claro, da velocidade da Internet. Uma ferramenta ágil, segura e prática.

“Fomentar a iniciação de novos negócios é prioritário para o Governo do Estado. Para tanto, nós que fazemos a Junta Comercial estamos numa incessante busca por melhorias tecnológicas que facilitem a vida do empresário e do contador. O deferimento automático é apenas uma dessas ferramentas. Ressalto que a Jucese trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana para auxiliar o empresário, uma parceria que vem rendendo grandes resultados”, pontua o presidente da Jucese, Marco Antônio Freitas.

Outro dado que chama a atenção nesse primeiro semestre diz respeito ao saldo positivo entre empresas abertas e fechadas. De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, foram abertas 1.714 novas empresas contra 1.173 fechamentos, ou seja, um saldo ascendente de 541 aberturas.

“Os números demonstram o nosso compromisso com o empresário. Sempre acreditei que o processo de desburocratização é um grande facilitar do desenvolvimento. Mesmo em meio a uma das maiores crises de todos os tempos, nos mantemos firmes e acreditando que é possível fazer mais para que os resultados aconteçam”, finaliza Marco Freitas.

|Da equipe JC

||Foto: Divulgação