21/08/2020 as 10:01

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Catamarãs voltam a operar pelos Cânions de Xingó

As atividades voltam a funcionar hoje, 21, com algumas restrições

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um dos principais atrativos para quem visita a região de Xingó, em Canindé de São Francisco, é o passeio de catamarã pelos cânions. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, assim como diversos setores, o passeio também precisou ser suspenso como uma medida de combate ao avanço do vírus. Após cerca de cinco meses, as atividades comerciais em Sergipe estão sendo retomadas, bem como as atrações turísticas, e os catamarãs voltam a operar. 

Graças a uma liberação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em atendimento ao início da bandeira amarela, nova etapa do plano de retomada econômica do governo do Estado, hoje, 21, é o primeiro dia de retorno do funcionamento dos catamarãs e que já possui reservas de saídas das embarcações com cerca de 20 turistas cada. É o que diz o turismólogo e gestor de turismo náutico, Genilson Aragão.

Segundo ele explica, houve redução de 50% da capacidade para um retorno seguro. Portanto, dos seis catamarãs disponíveis, somente três estarão operando neste momento. Além disso, cada embarcação comporta até 250 pessoas, no entanto, serão transportados até, no máximo, 120 passageiros.

“Não vamos mais ter saídas a cada meia hora, mas, sim, de hora em hora, para dar tempo de os turistas aproveitarem as paradas, respeitando o distanciamento social. Nós estamos reabrindo respeitando o que está no decreto do Governo do Estado de Sergipe e, também, seguindo o protocolo do Ministério do Turismo”, garante Genilson.

Os passeios de catamarã acontecerão todos os dias e, ainda conforme o gestor, se não houver empecilhos com relação ao coronavírus, não haverá mais paralisação dessas atividades.

“O restaurante Carrancas, que é o ponto de embarque e desembarque para os cânions, já está funcionando. E todos os outros restaurantes da região também se encontram abertos”, reforça.

|Da redação do JC Online

||Foto: Divulgação/Jaguara Turismo