10/09/2020 as 08:35

IMPRUDÊNCIA

23 motoristas foram multados por não dar passagem a veículo de emergência

Artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47 para este tipo de infração

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

23 motoristas foram multados por não dar passagem a veículo de emergênciaAndré Moreira

Em uma situação de emergência, cada instante conta para o desfecho satisfatório de uma ocorrência. Nesse curto intervalo de tempo, vidas podem ser salvas pelos profissionais da Segurança Pública e da Saúde.

Para isso, é fundamental que as viaturas e ambulâncias tenham o acesso facilitado durante o deslocamento pelo trânsito. Assim, o condutor que não fornece passagem aos veículos de emergência, além de estar colocando vidas em risco, está infringindo o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que atribui esse descumprimento à legislação como infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47.

No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), de janeiro a julho deste ano foram registradas 118.886 chamadas direcionadas a Polícia Militar e 7.889 chamadas direcionadas ao Corpo de Bombeiro Militar.

Essas chamadas são referentes a ocorrências e pedidos de socorro que exigem um rápido deslocamento das viaturas até o local de origem das chamadas. O Detran de Sergipe já registrou de janeiro a julho deste ano 23 atuações relacionadas ao artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro.

“A pessoa que está precisando de um atendimento de emergência dos órgãos de segurança ou de saúde pode ser um pai, uma mãe, um filho, um amigo. Então, precisamos respeitar a lei que prevê e que dá direito às viaturas de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Todas essas viaturas têm preferência no trânsito”, destaca o coronel Carlos Alves, do Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, ele reitera a importância de cada instante no atendimento das ocorrências, que também passa pelo rápido deslocamento pelas vias públicas da cidade, tentando contornar o trânsito com a missão de salvar vidas.

“O tempo-resposta é crucial. É importantíssimo para o desfecho de qualquer ocorrência. Ou seja, quanto mais rápido for dado o atendimento, melhor e mais salutar será o desfecho e o desdobramento de toda ocorrência”, afirma o gestor.

Assim, é fundamental que a população também contribua com a missão das instituições que formam a segurança pública, fornecendo o rápido deslocamento das viaturas pelo trânsito. “É importante lembrar a todos os cidadãos dessa responsabilidade de cada um. Lembrando que segurança é responsabilidade e compromisso de todos nós, e está previsto na Constituição Federal, todos precisam contribuir e colaborar para a segurança de si próprio e de todos”, salienta o militar.

O deslocamento das viaturas, em situações de emergência, é sinalizado pelos operadores da segurança pública, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Ressaltamos que a viatura, para atender a essa prerrogativa das situações de emergência, precisa estar identificada, com os sistemas sonoro e luminoso acionados. Além disso, a iluminação deve ser a vermelha intermitente”, especifica o coronel Carlos Alves.

|Da equipe JC

||Foto: André Moreira