15/09/2020 as 09:27

SERVIÇO

Servidores do INSS não retornam às atividades em SE

Houve a retomada de apenas alguns profissionais, e serviço remoto continua

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De acordo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), não existe retorno das atividades do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Estado, houve apenas a retomada de alguns servidores, mas o serviço remoto continua. Além disso, apesar de agendas algumas perícias, os médicos peritos disseram que não voltam ao trabalho enquanto as agências não forem aprovadas nas vistorias. “Houve apenas a retomada de 15 servidores e o restante permanece em casa porque pertence ao grupo de risco. O trabalho remoto não acabou, ainda continua, e não vai haver perícia médica até que os médicos voltem.

Ontem, infelizmente, muita gente foi até o INSS achando que conseguiria fazer a perícia, houve aglomeração de pessoas doentes, mas os médicos não retornaram”, disse Joaquim Antônio, coordenador geral do Sindiprev. O dirigente informou ainda que durante a pandemia o INSS conseguiu acabar com 1,7 milhão de processos e que Sergipe, inclusive, está trabalhando com processos de outros estados. “Hoje o INSS só está atendendo quatro serviços, apenas agendados, por isso não adianta ir até uma agência se não houver nada marcado.

Quanto aos médicos peritos, eles não são funcionários do INSS, são de outra pasta. Atualmente, mais de 500 mil processos estão dependendo da perícia médica. Aqui em Aracaju, foram marcadas 144 perícias para esta segunda, mas os médicos não compareceram, eles alegam que não há segurança sanitária para voltar ao serviço”, disse. Por fim, Joaquim reforçou que a população não vá ao INSS se não houver nada agendado. “Não adianta ir sem agendamento, pois o serviço voltará de fato quando os peritos decidirem retornar”, finalizou.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.

Por Grecy Andrade
Foto: Jadilson Simões