16/11/2020 as 08:08

ECONOMIA

Bares e restaurantes sofrem com desabastecimento

Ninguém sabe o que está acontecendo, mas é um desabastecimento total”, disse Hamilton Santana, empresário do ramo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Donos de bares e restaurantes de Aracaju estão sofrendo com o desabastecimento de cervejas em seus estabelecimentos. Segundo relatos dos empresários, cervejas tradicionais no Brasil, como Devassa, Stella Artois e Heineken, estão faltando nas distribuidoras. “A gente faz o pedido, e na hora da entrega, a distribuidora diz que está em falta.

Ninguém sabe o que está acontecendo, mas é um desabastecimento total”, disse Hamilton Santana, empresário do ramo. A proprietária de um restaurante em Aracaju, que não terá a identidade revelada nesta matéria, conta que a situação está assim há cerca de três meses. “A Heineken, por exemplo, não tem. E as outras bebidas, quando eles liberam, é uma ou duas caixas somente. A informação que nos deram é que só estão disponibilizando para os grandes supermercados. A gente não está encontrando nem em depósito de bebidas. Aí se for comprar em supermercado, é muito mais caro. Como que trabalha assim?”, questiona.

Nas lojas de supermercado da capital, e até mesmo em lojas de conveniências, o consumidor consegue encontrar uma grande variedade e disponibilidade de caixas de cerveja, e algumas ainda com valores promocionais, como é possível verificar na foto ao lado. “Se a gente for comprar nos supermercados, eles estão limitando também a quantidade de caixas para os comerciantes. Eu só consegui comprar cinco caixas de Brahma Puro Malte essa semana. E para piorar, estão aumentando os preços”, conta Hamilton. A situação parece não estar tão diferente nas cidades do interior do Estado, inclusive, atingindo os próprios consumidores locais. A jornalista Grecy Andrade relata que no município de Paripiranga está havendo racionalização. “A gente não consegue comprar nem Heineken, nem Budweiser, Skol e Devassa, está com limite de unidade”, disse Grecy